CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sistema de Liberação de Fármacos

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Tamanho do texto: A A

MSc. Ronaldo de Jesus Costa
nin_ron@hotmail.com
 
Sistema de liberação de fármacos é um termo que define a forma ou o mecanismo pelo qual a droga é disponibilizada no organismo, após sua administração. Na prática, um sistema de liberação de fármacos é tão importante no tratamento quanto o próprio medicamento desenvolvido.
Prova disso é que, de acordo com Oliveira et al (2004), raramente a experiência clínica com agentes terapêuticos satisfaz as expectativas criadas em torno de resultados pré-clínicos com medicamentos, desde que entre o local de administração e o órgão ou tecido alvo existe uma série de barreiras anatômicas, químicas ou biológicas que contrariam a obtenção do efeito terapêutico desejado.
Desta forma, o desenvolvimento de formas diferenciadas de transporte do medicamento no organismo é essencial para que os efeitos desejados sejam atingidos em sua plenitude, reduzindo o risco de intoxicações e dinamizando o tratamento.
Não obstante, o uso de sistemas de liberação de fármacos permite aumento da eficiência de fármacos usados na terapêutica atual, bem como favorece a reintrodução de outros anteriormente descartados por suas propriedades indesejáveis e ainda permite o aprimoramento de novos fármacos antes que sejam utilizados na terapêutica.
Essas propriedades conferem aos sistemas de liberação de fármacos uma atenção especial do mercado, tornando-se um tema que recebeu grande destaque nas últimas décadas no setor farmacêutico, devido aos grandes benefícios terapêuticos e às vantagens econômicas associadas (SOUSA, 2008).
Assim sendo, a busca por formas diferenciadas e mais efetivas de liberação, de forma que a droga possa atingir, seu local de ação, na proporção e tempo esperado é um foco de expectativas de desenvolvimento de novos tratamentos medicamentosos e aprimoramento das formulações já existentes.
 
 
KLEIN, Traudi. Sistema de liberação de fármacos. Portal Farmácia Online. Disponível em: http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/cursos/cursos_detalhes.asp?id=255.
 
OLIVEIRA, Anselmo Gomes de. et al. Microemulsões: estrutura e aplicações como sistema de liberação de fármacos. Quím. Nova [online]. 2004, v. 27, n. 1, pp. 131-138.
 
PEZZINI, Bianca Ramos; SILVA, Marcos Antônio Segatto and FERRAZ, Humberto Gomes. Formas farmacêuticas sólidas orais de liberação prolongada: sistemas monolíticos e multiparticulados. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2007, v. 43, n. 4, pp. 491-502. Acesso em: 13 fev. 2009.
SOUSA, Andreza de. Materiais mesoporosos ordenados aplicados como sistemas para liberação controlada de drogas. Biblioteca Universia. Disponível em: <http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/29729488.html>. Acesso em: 13 fev. 2009.
 
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.