CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tamanho do texto: A A

A busca pela promoção da Atenção Farmacêutica no Brasil não deve ser entendida como um evento isolado. Este movimento, que vem ganhando o centro de discussões entre pesquisadores, formuladores de políticas e profissionais, tem sido introduzido no Brasil com diferentes vertentes e compreensões, sem diretrizes técnicas sistematizadas e muitas vezes sem levar em conta as características do país e seu sistema de saúde.

Faz-se necessário definir e adotar um modelo de prática da Atenção Farmacêutica, de acordo com o sistema de Saúde do país, pois assim os profissionais, docentes e pesquisadores da área de Farmácia e os órgãos reguladores poderão promover a Atenção Farmacêutica de forma sinérgica e harmônica.

Um dos grandes desafios para a consolidação da prática da Atenção Farmacêutica é a uniformização da terminologia utilizada nas diferentes atividades desempenhadas pelo farmacêutico. Conforme descrito por Otero e Dominguez Gil (2000): "Constitui-se um problema mundial a falta de uniformidade da linguagem utilizada, decorrente de traduções inapropriadas ou adaptações de termos de língua estrangeira, geralmente da língua inglesa. As diferentes denominações utilizadas para os distintos efeitos  decorrentes da utilização de medicamentos têm evidenciado divergências nas publicações consultadas, dificultando o conhecimento do impacto real de tais efeitos e impossibilitando a comparação dos resultados obtidos em diversos estudos".

Leia mais sobre o assunto acessando o arquivo abaixo, que trata do Consenso de Atenção Farmacêutica no Brasil - Proposta. Um documento que é fruto de um processo de construção coletiva que incluiu uma consulta por meio da página da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a apresentação de experiências e reflexões sobre Atenção Farmacêutica, a realização de uma oficina de trabalho, como parte das estratégias adotadas para a promoção da Atenção Farmacêutica no Brasil.*

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.