Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Artigos de Farmácia


O Papel do Farmacêutico no Controle de Infecção Hospitalar


26 de novembro de 2008


definir tamanho aA aA


Prof. MSc. Ronaldo de Jesus Costa
nin_ron@hotmail.com
 
 
Segundo o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, Victor Hugo Travassos da Rosa, o papel do farmacêutico no controle de infecção hospitalar é "de extrema relevância no sistema de saúde, tanto por conta da morbi-mortalidade como da farmacoeconomia. Isso porque a infecção hospitalar impacta a carga de doenças e de mortes, assim como os recursos gastos no setor."
Dentro desse contexto, o farmacêutico é o profissional relacionado tanto ao diagnóstico de surtos de infecção quanto ao aparecimento de bactérias resistentes, seja no controle de compras e padronização de antibióticos seja na análise de prescrições ou mesmo no controle do armazenamento e qualidade dos produtos utilizados.
Convém lembrar que no Brasil, a preocupação com infecção hospitalar começou basicamente no governo de Juscelino Kubischek com a ocorrência de surtos por estafilococos resistentes à penicilina. A partir de 1970 com um modelo altamente tecnológico de assistência à saúde surgem as primeiras Comissões de Controle de Infecção Hospitalar – CCIHs.
 Em 24 de junho de 1983, o Ministério da Saúde instituiu a Portaria 196, que determina que "todos os hospitais do país deverão manter Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) independente da entidade mantenedora”.
Dentro então, o farmacêutico tem ocupado papel de destaque nesse controle, sobretudo por estar diretamente empenhado no combate aos erros de prescrições de antibióticos.
 
Bibliografia consultada
 
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO DE JANEIRO Disponível em: <http://www.crfrj.org.br/crf/revista/56/18.asp>. Acesso em: 26 nov. 2008.
 
OTTI, Janaina Andre. Controle de infecções em serviços de saúde. Portal Educação Disponível em: <http://www.enfermagemvirtual.com.br/enfermagem/cursos/cursos_detalhes.asp?id=34>. Acesso em 26 nov. 2008.
Some Rights Reserved

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


Voltar para Farmácia

Escolha sua área do conhecimento