artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

Ginkgo biloba

por: Colunista Portal - Educação

O Ginkgo biloba tem sido usado para aliviar a tensão
O Ginkgo biloba tem sido usado para aliviar a tensão
INFORMATIVO TÉCNICO

O Ginkgo biloba tem sido usado para tratar desordens de circulação relacionadas com a idade, perda de memória, câncer, asma e outras doenças pulmonares, deficiência na audição e disfunções sexuais. O Ginkgo biloba é um fitoterápico com as seguintes propriedades farmacológicas: efeitos protetores neurocerebrais pela melhora da permeabilidade da membrana cerebral, elevando a tolerância à hipóxia e inibindo o edema cerebral, protegendo, portanto todo o tecido cerebral dos efeitos da hipóxia e da isquemia.


O extrato inibe a redução dos receptores muscarinérgicos, alfa2 e 5HT1A provocada pela idade, melhora a absorção de colina para o hipocampo, e aumenta a performance da memória e da capacidade de aprendizagem, melhora as propriedades hemorreológicas do sangue e da perfusão circulatória, primariamente na área de microcirculação. Combate os radicais livres e atua antagonicamente no PAF: fator de agregação plaquetária.


Estudos toxicológicos revelaram uma grande segurança no extrato de ginkgo sem apresentar efeitos teratogênicos, mutagênicos ou carcinogênicos. Em estudos clínicos duplo-cego foi possível substanciar a eficácia clínica do Extrato de Ginkgo Biloba em pacientes idosos com distúrbios leves á moderados da função cerebral e seus sintomas relacionados, ambos de origem vascular e na demência degenerativa primária do tipo Alzheimer, bem como uma forma mista de ambos.


Em pacientes com doença periférica arterial oclusiva, claudicação intermitente, o Extrato de Ginkgo Biloba demonstrou ser significantemente superior ao tratamento com placebo. Adicionalmente, foi possível demonstrar um efeito significante do Extrato de Ginkgo Biloba no tinnitus e vertigem. O extrato é bem tolerado, com uma faixa muito baixa de efeitos colaterais.


O Ginkgo biloba tem sido usado para aliviar a tensão e ansiedade e melhorar o alerta mental, elevar o humor e recuperar a energia.


Como preventivo e para problemas circulatórios nas extremidades, o Extrato de Ginkgo Biloba, padronizado para conter 24% de flavonóides e 6% de terpenolactonas, é recomendado em uma dosagem diária de 80mg, divididas em duas ou três doses. Dosagens diárias de 240mg podem ser necessárias em alguns casos de insuficiência cerebrovascular, estágios iniciais de Alzheimer, depressão resistente e danos cerebrais menores.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia