artigo

segunda-feira, 15 de setembro de 2008 - 17:26

Tamanho do texto: A A

Tipos de vírus da gripe

por: Colunista Portal - Educação

Tipos de vírus da gripe

    Dos três tipos de vírus influenza conhecidos (A, B e C) o tipo A é o mais prevalente e está associado às epidemias mais graves. Os vírus influenza podem infectar uma ampla variedade de hospedeiros.

        * O vírus tipo A infecta um vasto leque de hospedeiros, sendo os principais os seres humanos, os suínos, os cavalos e, especialmente, as aves.
        * O tipo B infecta principalmente os seres humanos, mas recentemente também foi isolado em cães, gatos e suínos.
        * O tipo C infecta predominantemente os seres humanos, mas não provoca doença clinicamente relevante.

    Os vírus tipo A e B estão normalmente associados a epidemias que podem originar hospitalizações ou morte. Pelo contrário, o tipo C provoca doença respiratória ligeira, ou não provoca qualquer tipo de sintomas, não estando associado a gripe. Consequentemente, os esforços para controlar os surtos de gripe visam apenas os tipos A e B.

    Os vírus da gripe dos tipos A e B possuem 8 segmentos de ARN (ácido ribonucléico) distintos no seu genoma. Dos 2 tipos de vírus clinicamente relevantes, o tipo A é o que sofre alterações mais profundas, motivo pelo que está frequentemente associado a epidemias e a pandemias de gripe. Em contraste, o vírus tipo B pode sofrer pequenas alterações antigénicas, contribuindo apenas para as epidemias de gripe.

    Os vírus da gripe A e B têm natureza sazonal, ocorrendo os surtos geralmente durante os meses de Inverno.

Fonte: Laboratório Roche (Portugal)
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia