CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O que é farmacocinética?

Artigo por Colunista Portal - Saúde - quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tamanho do texto: A A

A primeira etapa do processo farmacocinético é a absorção
A primeira etapa do processo farmacocinético é a absorção
O conceito de farmacocinética é o percurso que a medicação realiza no corpo humano, ou no organismo que esta sendo medicado, e também toda a ação que a droga administrada sofre ao ser absorvida, transformada ou biotransformada até o seu processo de eliminação corpórea.

A primeira etapa do processo farmacocinético é a absorção, ocorre quando o medicamento é absorvido pelo organismo. Seja por via oral ou pela corrente sanguínea. Essa administração medicamentosa pode ser chamada de intravenosa ou intra-arterial.

Quando a medicação é inserida por corrente sanguínea a etapa de absorção é dispensada, pois o medicamento esta sendo distribuído direto na circulação. Logo depois de inserida a medicação a próxima etapa é a passagem, onde o medicamento vai sofrer sua metabolização pelo fígado.

A distribuição do medicamento é feito quando ele esta na corrente sanguínea, chegando aos órgãos, sistema nervoso central, coração, pulmão. Até ser irrigado pelos pequenos vasos sanguíneos para o resto do corpo. Na etapa da distribuição é justamente onde a droga chega ao seu local de atuação.

A eliminação do medicamento é realizada através de secreção biliar, dos pulmões, das fezes, da saliva, das lágrimas, e até mesmo do leite materno. Os rins também são responsáveis pela excreção de fármacos.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.