artigo

segunda-feira, 8 de abril de 2013 - 16:03

Tamanho do texto: A A

A idade antiga

por: Colunista Portal - Educação

Os artistas egípcios nos apresentam em nossos dias como anônimos
Os artistas egípcios nos apresentam em nossos dias como anônimos
Compreende o período histórico que vai desde os anos 4000 a.C a 3500 a.C com a invenção da escrita, até 476 d.C com a queda do Império Romano. No caso da Europa e do Oriente Próximo, diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga. Com os sumérios na mesopotâmia origina a escrita e os primeiros sinais de urbanização, bem como no Egito. Na América surgem as civilizações astecas, maias e incas. Na Ásia, mais especificamente na China, a Idade Antiga termina por volta de 200 a. C. No Japão, em 1185 d. C., já podemos falar em início da Idade Média japonesa.

Arte Egípcia

O misticismo é uma de suas principais características da arte egípcia. A religião tomou conta da vida no Egito e através dela se justificava quase tudo, desde a organização política e social até a produção artística, uma vez que se trata de uma civilização rica em seus feitos culturais. Os egípcios acreditavam em deuses e na vida após a morte. O fundamento ideológico da arte egípcia é a glorificação dos deuses e do rei morto divinizado, para os quais se construíam enormes monumentos funerários, verdadeiras obras de arte.

Os artistas egípcios nos apresentam em nossos dias como anônimos. No entanto é possível identificar diferenças entre as obras e estilos que refletem traços individuais de determinados artistas, revelando, por exemplo, inovações na composição decorativa. Mas o artista é também visto como um indivíduo com uma tarefa divina importante. Mesmo que se trate de um executor ele necessita de contato com o mundo divino para poder receber a sua força criadora.

Curiosidade: O papiro é um tipo de papel feito a partir da planta do papiro (Cyperus papyrus - a planta daninha mais difundida no mundo). A planta do papiro é considerada sagrada e fartamente encontrada no Delta do Nilo. Acredita-se que a técnica do papiro foi desenvolvida pelos egípcios desde 4000 a.C..

Sugestão: A partir desta informação histórica é possível trabalhar o papel machê com as crianças.

- Arquitetura: o uso da pedra proporciona o surgimento de uma arquitetura de grandes proporções, vinculadas à noção egípcia de eternidade dos faraós. Surgem também as estátuas como retratos de forma robusta. Em termos de decoração tumular propagam-se as representações realistas do cotidiano. As pirâmides são o maior símbolo da arquitetura deste período.

- Escultura: no que diz respeito à escultura podem ser estabelecidas diferenças de concepção entre a estatuária real e a estatuária de particulares. Na primeira verifica-se um desejo de imponência, enquanto que a segunda tende para um maior realismo.

- Pintura: a principal característica da pintura e baixos-relevos egípcios é a representação de figuras humanas de acordo com a representação frontal, ou seja, com a cabeça e os pés de perfil e o resto do corpo de frente. Da escultura egípcia destaca-se o contraste entre estátuas colossais, rígidas e sem expressão dos faraós e as estatuetas de particulares, tais como funcionários e escribas, as quais apresentavam expressividade e naturalismo de movimentos. As artes decorativas tomam destaque no Império Médio do Egito principalmente na confecção de joias e objetos de faiança como vemos na imagem logo abaixo.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!