CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Bupropiona

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Tamanho do texto: A A

Bupropiona apresenta resultado para controle do tabaco
Bupropiona apresenta resultado para controle do tabaco
ZYBAN
A Bupropiona é um inibidor relativamente seletivo da recaptação de catecolaminas (noradrenalina e dopamina), com mínimo efeito sobre a recaptação de serotonina, indicado para tratamento do tabagismo.


FARMACODINÂMICA

A Bupropiona é originalmente um antidepressivo, inibidor da recaptação da noradrenalina e da dopamina, muito menos da serotonina e não inibe a monaminaoxidase. Seu mecanismo de ação no tabagismo é ainda desconhecido mas, presume-se, esteja envolvido com os mecanismos dopaminérgicos e noradrenérgicos. O pico máximo de ação é em torno de 3 horas e sua meia-vida em torno de 21 horas.


METABOLISMO
O metabolismo da Bupropiona produz três metabólitos ativos no corpo humano; a hidroxibupropiona, a tri-hidrobupropiona e a eritro-hidrobupropiona. Destes, o primeiro (hidroxibupropiona) tem o mesmo efeito da Bupropiona e os demais variam entre metade e dois terços de seu efeito.


A eliminação da Bupropiona é por via renal e de 5 a 8 dias depois da última tomada não se encontra mais essa substância nem seus metabólitos na urina. Os testes mostram que a eliminação da Bupropiona e de seus metabólitos não sofre diferenças significativas quando essa substância é ministrada isoladamente ou em combinação com adesivos cutâneos de nicotina.


Para o tabagismo
Apesar do objetivo inicial da Bupropiona ter sido para o tratamento da depressão, sua utilização ou em combinação com adesivos cutâneos de nicotina, tem mostrado taxas significativas de sucesso para o abandono do hábito de fumar. Segundo trabalhos de Douglas E. Jorenby, do Instituto Médico da Universidade de Wisconsin, foram investigados três grupos de tratamento; 244 pacientes com uso isolado de Bupropiona, 245 com uso de placebo, 245 com adesivos cutâneos de nicotina e 160 combinando os dois tratamentos.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.