artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

Sinvastatina

por: Colunista Portal - Educação

A Sinvastatina é utilizada para reduzir os níveis plasmáticos elevados
A Sinvastatina é utilizada para reduzir os níveis plasmáticos elevados
Forma farmacêutica e apresentações

• Comprimido revestido 5 mg. Caixa com 30 comprimidos.
• Comprimido revestido 10 mg. Caixa com 30 comprimidos.
• Comprimido revestido 20 mg. Caixa com 30 comprimidos.


Composição

Comprimido


Cada comprimido revestido de 5mg contém:
Sinvastatina............................5 mg


Excipientes:
lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, ácido cítrico, ácido ascórbico, butilhidroxianisol, estearato de magnésio, amido glicolato de sódio, laurilsulfato de sódio, butilhidroxitolueno, silicato de magnésio, etilcelulose, macrogol, hipromelose, dioxido de titânio, óxido de ferro amarelo.


Cada comprimido revestido de 10mg contém:
Sinvastatina............................10 mg
Excipientes: lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, ácido cítrico, ácido ascórbico, butilhidroxianisol, estearato de magnésio, amido glicolato de sódio, laurilsulfato de sódio, butilhidroxitolueno, silicato de magnésio, etilcelulose, macrogol, hipromelose, dioxido de titânio, óxido de ferro vermelho.


Cada comprimido revestido de 20mg contém:

Sinvastatina............................20 mg
Excipientes: lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, ácido ascórbico, butilhidroxianisol, estearato de magnésio, amido glicolato de sódio, laurilsulfato de sódio, butilhidroxitolueno, silicato de magnésio, macrogol, hipromelose, dioxido de titânio, óxido de ferro vermelho.


Características:

A sinvastatina (Vaslip®), através do seu metabólito ativo, o beta-hidroxiácido, inibe específica e competitivamente a 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase, enzima que cataliza a conversão da HMG-CoA em mevalonato que é uma passagem precoce e limitante na biossíntese do colesterol. Desta forma, a sinvastatina aumenta moderadamente o HDL-colesterol e reduz o colesterol plasmático total, o LDL-colesterol, o VLDL-colesterol e os triglicerídeos plasmáticos.


Vaslip® é altamente eficaz na redução do colesterol total e LDL-colesterol, nas formas heterozigóticas familiares e não-familiares de hipercolesterolemia e hiperlipidemia mista. Uma resposta importante é observada dentro de 1 a 2 semanas, sendo que a máxima resposta terapêutica ocorre dentro de 4 a 6 semanas. A resposta é mantida com a continuidade da terapia. Quando o tratamento é interrompido, os níveis de colesterol tendem a voltar aos valores anteriores à terapia. Estudos mostram que os agentes inibidores da HMG-CoA redutase são mais efetivos quando dados à noite e em dose única/dia.


Vaslip® reduz a progressão da aterosclerose coronariana, assim como o desenvolvimento de novas lesões e oclusões.


A sinvastatina, após administração oral, mostrou alta seletividade pelo fígado, onde atingiu elevadas concentrações em relação aos outros tecidos. A sinvastatina é largamente extraída no fígado durante a 1ª passagem, com posterior excreção biliar da droga (60% nas fezes e 13% na urina). A exposição sistêmica à forma ativa da sinvastatina é de menos de 5% da dose oral, sendo que 95% destes estão ligados às proteínas plasmáticas.


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia