CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Linfócitos: O que é?

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Tamanho do texto: A A

75% dos linfócitos do sangue estão relacionados com a imunidade.
75% dos linfócitos do sangue estão relacionados com a imunidade.
O sistema linfoide é constituído por órgãos linfoides primários e secundários que estão envolvidos na produção de um determinado grupo de células que desempenham a mesma função: o fenômeno da imunização. O timo e a medula óssea são órgãos linfoides primários envolvidos com a diferenciação dos linfócitos a partir de precursores imaturos. No timo ocorre a diferenciação dos linfócitos T (timo-dependente) e, na medula, a diferenciação dos linfócitos B (bolsa-dependente). Posteriormente, estes linfócitos imunocompetentes se dirigem aos órgãos linfoides secundários (linfonodos, baço, placas de Peyer no intestino e as amígdalas) onde passam por uma diferenciação final e proliferam a partir de antígenos específicos.

Os linfócitos são células com núcleo denso e nucléolo (raramente visualizados), e citoplasma pouco abundante contendo poucas organelas, de coloração basófila. Os subtipos de linfócitos T e B não podem ser diferenciados morfologicamente pelo esfregaço de sangue.

Os linfócitos T consistem 75% dos linfócitos do sangue e estão relacionados com a imunidade mediada por células (rejeição de enxertos, organismos intracelulares, células tumorais e reações de hipersensibilidade tardia).

Os linfócitos B atuam na imunidade humoral. Quando estimulados por antígenos se diferenciam em plasmócitos, que são células secretoras de anticorpos específicos. Os linfócitos em estágio de maturação entre os linfócitos B e os plasmócitos são denominados linfócitos atípicos e podem ser vistos no sangue periférico de pacientes com mononucleose infecciosa e outras viroses.

Linfócito atípico: a linfocitose ocorre nas infecções virais, principalmente mononucleose infecciosa, hepatite, citomegalovírus.

A linfopenia está presente nas infecções agudas, stress agudo (queimaduras, traumas), síndromes de imunodeficiência, administração de corticoides e quimioterapia.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.