CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Hemostasia: O que é?

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Hemostasia é responsável pelo sangue não coagular e nem extravar
Hemostasia é responsável pelo sangue não coagular e nem extravar
O termo hemostasia refere-se ao conjunto de mecanismos pelos quais se mantêm o sangue fluido dentro do vaso, sem coagular (trombose) nem extravasar (hemorragia).

Didaticamente, podemos dividir a hemostasia em 3 etapas:

1- Hemostasia Primária;
2- Coagulação;
3- Fibrinólise.

A totalidade dos processos envolvidos nestas etapas depende de elementos independentes, porém interativos, tais como:

- Vasos sanguíneos (particularmente o endotélio);
- Elementos celulares sanguíneos (particularmente plaquetas);
- Proteínas procoagulantes do plasma (fatores de coagulação);
- Sistema fibrinolítico,
- Proteínas inibitórias e anticoagulantes.

No caso de uma hemorragia (lesão de vaso), os mecanismos da hemostasia são mobilizados. Inicialmente ocorre uma vasoconstrição que reduz o fluxo sanguíneo no vaso lesado, minimizando a perda de sangue no local, até que a ação conjunta das plaquetas e dos fatores da coagulação promova o tamponamento. Este tamponamento perdura até que o tecido vascular lesado se regenere, ação dos fibroblastos. Em seguida ocorre a dissolução do tampão hemostático.

Grosseiramente, os eventos da hemostasia podem ser esquematizados da seguinte forma:
Parede vascular lesada → fator tecidual → ativação das plaquetas → vasoconstrição → diminuição do volume sanguíneo → aumento da concentração do fator tecidual → ativação dos fatores plasmáticos → formação da fibrina que se junta ao trombo plaquetário → tampão hemostático → regeneração vascular → fibrinólise.

A eficiência deste sistema de eventos, que visa à preservação da massa sanguínea, depende de uma ação localizada (focalizada pela hemostasia primária), da não extensão do processo (fatores inibidores e fibrinolíticos) e da rapidez dos processos.

Quando ocorre falha ou aberração dos mecanismos homeostáticos, temos as síndromes hemorrágicas ou a trombose e a coagulação intravascular disseminada.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.