artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

Preços

por: Colunista Portal - Educação

PREÇO DE MEDICAMENTOS NO VAREJO

FONTE: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

CLIQUE AQUI para fazer a pesquisa

Implementar ações que monitorem e regulem o mercado de medicamentos, tais como pesquisas de preços. Este é o objetivo da Anvisa ao desenvolver, administrar e fiscalizar procedimentos que ampliam o acesso da população aos medicamentos essenciais. Essas ações também servem para estimular a concorrência no setor e fomentar a organização dos consumidores públicos e privados.

Com a intenção de acompanhar o movimento de preços do setor de medicamentos, pesquisas de preços são realizadas nas farmácias, trazendo maior transparência, para os diversos setores da sociedade, a cerca do nível de preços praticados pelo mercado varejista de medicamentos.
Essas pesquisas são sistemáticas e realizadas por meio de institutos de pesquisas especializados: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP) e Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (IPEAD/UFMG). Atualmente, as pesquisas de preços no varejo ocorrem em 11 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
São pesquisados, em média, 750 produtos e foram eleitos pela Anvisa, a partir de critérios como: essencialidade do produto, espectro de suas vendas, valor e quantidade, etc.

As consultas aos dados da pesquisa podem ser feitas a partir de uma cidade, período de coleta ou medicamento, contendo as seguintes informações sobre preços efetivamente praticados no varejo (farmácias e drogarias) ao consumidor final:

a) Preço mínimo
b) Preço Médio

Outras informações como amplitude dos preços (A = Pmax - Pmin), Coeficiente de variação dos preços, Preço Modal e Preço Mediano também poderão ser obtidas por meio de pedidos específicos à Gerência Geral de Regulação Econômica e Monitoramento de Mercado (GGREM) pelo endereço eletrônico: monitoramento@anvisa.gov.br  .

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia