artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

Potássio, hipocalemia e hipertensão

por: Colunista Portal - Educação

Por Antonio Iñesta

Noventa e oito por cento do potássio total do corpo se localizam intracelularmente e, consequentemente, cerca de 2% do potássio total do corpo está situado no fluido extracelular. A concentração intracelular de potássio (K+) é de 150 mEq/L enquanto que a encontrada no plasma é de aproximadamente de 4,0 mEq/L. Por outro lado, a concentração de sódio dentro das células é notavelmente baixa (aproximadamente 10mEq/L) enquanto que a concentração extracelular é alta (aproximadamente 140 mEq/L).

O gradiente químico de concentração só favoreceria o movimento do potássio fora das células e do sódio dentro das células. Uma poderosa bomba sódio-potássio situada na membrana plasmática das células mantém o grande gradiente de concentração por meio da membrana celular para o sódio e o potássio. Os canais de saída na membrana celular permitem a passagem de uma parte do potássio extracelular ao fluido extracelular prevenindo, assim, a acumulação contínua de potássio dentro das células.

O quociente de potássio intracelular e extracelular define o potencial de membrana, que é o determinante principal da excitabilidade tissular e regula a capacidade do músculo esquelético e cardíaco de conduzir impulsos. Como resultado do papel central do potássio na manutenção do potencial de membrana as disfuncionalidade de tecidos finos excitáveis, como nervos e músculos, é uma das manifestações clínicas mais importantes da hiper e da hipocalemia.

A fonte primária de K+ é a dieta. Diariamente ingere-se entre 40 e 100 mmol de K+. As fontes principais de potássio dietético são alimentos de origem vegetal. As frutas frescas e secas, as verduras frescas, o leite e a carne são as principais fontes de potássio e os alimentos processados e refinados possuem, geralmente, quantidades maiores de sódio (Na+) (e graxa) e menores de potássio (e fibra). Por outro lado, os alimentos não refinados que perderam grande quantidade de água e se tornam concentrados (por exemplo, as frutas secas) são fontes extraordinariamente ricas em potássio.

A forma de preparo e cozimento dos alimentos influi no conteúdo de potássio. As práticas a seguir diminuem fortemente o conteúdo de potássio nos alimentos.

Deixar os alimentos (verduras, hortaliças, batatas descascadas, legumes, etc.) de molho em água durante uma hora

Cocção retirando posteriormente o caldo resultante;

Trocar a água nos legumes, retirando o caldo resultante

Trocar a água nos legumes, refogados e cozidos.

Na ingestão diária de potássio influem fatores regionais, étnicos e socioeconômicos com ampla variação diária, tanto inter com intraindividual. Estudos epidemiológicos e clínicos demonstram que a ingestão de potássio tem um papel importante na regulação da pressão sanguínea tanto na população geral como na população com pressão arterial elevada.

O grande estudo internacional abordando eletrólitos e pressão sanguínea (Intersalt) demonstrou que a ingestão de potássio, medido pelas excreções urinárias de potássio em 24 horas, era um importante determinante independente da pressão arterial da população. Um aumento de 30-45 mmol de ingestão de potássio estava associado a uma redução média na pressão arterial sistólica da população de 2-3 mmHg. Muitos ensaios clínicos demonstraram que o aumento da ingestão de potássio diminui a pressão arterial em pessoas com pressão arterial alta e, em um grau inferior, naqueles com pressão arterial normal.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!