CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Antígeno Carcinoembriogênico

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Tamanho do texto: A A

Classificação:

Antígeno oncofetal identificado por Gold e Freeman em 1965.

Descrição:

Glicoproteína de 200 kd localizada sobre a superfície da membrana celular de tecidos do aparelho digestivo embriônico e intestinal.

Tecidos relacionados:

Cólon, mama, pulmão, estômago e pâncreas.

Interesse clínico:

É um marcador - tumor - associado, com interesse clínico para - auxílio diagnóstico - acompanhamento terapêutico e prognóstico desde que associado com outros marcadores.

Níveis séricos elevados correlacionam-se com o estadiamento de Duke para câncer de colo, retorna ao normal após ressecções cirúrgicas completas, elevações em pacientes com a recorrência da doença podem ocorrer entre 3 a 18 meses antes da detecção clínica.

É importante mencionar que nos primeiros 30 dias após o início do tratamento, principalmente o cirúrgico, pode-se observar uma elevação dos níveis séricos do CEA devido a manipulação do tumor, o que ocasiona ruptura da membrana basal e dos tecidos da mucosa com consequente absorção do CEA.

Naqueles pacientes já com diagnóstico de neoplasia, o encontro de valores acima de 20 ng/mL sugere a presença de metastases, com exceção dos casos de carcinomas de cólon e pancreático, que podem apresentar valores superiores a este mesmo na ausência de metastases.

* Após o início da terapia, o paciente deverá fazer dosagens periódicas do CEA durante todo o decorrer do tratamento, a cada 3 meses. A observação de valores abaixo de 2 ng/mL é sugestiva de sucesso terapêutico, ao passo que a elevação dos seus níveis indicará falta de resposta ao tratamento ou ainda recorrência da doença que assim pode ser detectada de 3 a 18 meses antes da detecção clínica.

Já está bem definido que elevações abruptas do CEA com valores > 4 ng/mL 6 meses após um intervenção cirúrgica indica firmemente a presença de metastase óssea, enquanto que um aumento menos intenso, entre 2 a 4 ng/mL em 6 meses indica metastase em tecidos moles (cérebro ou pele).

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.