Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tamanho do texto: A A


Médico passando receita médica
Médico passando receita médica
O primeiro agente desta classe foi a FLUOXETINA, um antidepressivo eficaz com toxicidade autônoma mínima com ação seletiva em inibir a recaptação de serotonina. A partir daí, muitos esforços foram feitos para se descobrir moléculas semelhantes. Atualmente, dispõem-se desta classe os seguintes antidepressivos: CITALOPRAM, PAROXETINA, SERTRALINA e FLUVOXAMINA (Figura). Estão indicados para o tratamento dos transtornos depressivos, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico, transtorno fobia-ansiedade, neuropatia periférica, dor de cabeça tensional crônica, transtornos alimentares e tensão pré-menstrual.

FIGURA  – ESTUTURA QUÍMICA DOS INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA

FONTE: Katzung, 2003.

Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina apresentam boa absorção por via oral. A fluoxetina é biotransformada em metabólito ativo norfluoxetina com tempo de meia-vida de 7-9 dias. A fluoxetina é capaz de inibir diversas enzimas microssomais estando este fármaco relacionado a diversas interações medicamentosas significativas. A fluoxetina e a paroxetina não deve ser administrada em associação com antidepressivos tricíclicos, por inibirem ao metabolismo destes últimos, aumentando o risco dos efeitos adversos e toxicidade dos tricíclicos.

O tratamento com os inibidores seletivos da recaptação de serotonina no geral são mais bem tolerados do que os antidepressivos tricíclicos. Os efeitos adversos que podem aparecer com o tratamento são: náusea, redução do apetite, insônia, perda de libido e redução do orgasmo. Quando associados com os inibidores da monoamina oxidase provoca tremor, colapso cardiovascular, hipertermia – síndrome serotoninérgica que pode levar ao óbito.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários

colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

15 anos de Portal Educação!

A maior e mais premiada empresa de educação a distância.

Conhecimento para
mudar sua vida!

*clique aqui e confira o regulamento da promoção Promoção válida até 31/03/15
PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130 - Atendimento ao cliente