CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Efeitos colaterais da Pregnenolona

Artigo por Marcelo da Silva Dias - segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tamanho do texto: A A

É contra-indicada em casos de suspeita de gravidez e na lactação
É contra-indicada em casos de suspeita de gravidez e na lactação
Diversos autores identificam a pregnenolona como sendo a “mãe dos hormônios”, devido ao fato de ser precursor de diversos hormônios importantes para o metabolismo do corpo humano, dentre eles o DHEA, progesterona, testosterona, entre outros.

É produzido por diversos órgãos, dentre eles podemos citar o fígado, as adrenais, pele, gônadas, tecido nervoso e até mesmo nas células da retina. Possui como função o antagonismo sobre os receptores GABA, impedindo que o GABA (neurotransmissor inibitório) se ligue aos seus receptores, ocasionando um estado de relaxamento e letargia. Devido ao fato de ser precursor de diversos hormônios endógenos, atua indiretamente sobre as diversas funções orgânicas.

A pregnenolona está contra-indicada em casos de suspeita de gravidez e na lactação. A pregnenolona vem sendo empregado experimentalmente como uma alternativa nas situações onde ocorrem diminuição das concentrações hormonais, como na pré-andropausa e pré-menopausa, e até mesmo na andropausa e menopausa. Estudos também indicam sua utilização para melhorar o desempenho do organismo, principalmente em situações de stress, bem como de humor, memória, raciocínio e fadiga. Recentemente tem sido empregado na artrite reumatóide e em doenças imunológicas, alcançando excelentes resultados

Por ser um precursor de diversos hormônios inclusive os sexuais, são relatados em mulheres, distúrbios do sistema endócrino, inclusive alterações do ciclo menstrual. Por isso, o uso de qualquer tipo de medicamento deve ser acompanhado pelo seu médico e / ou farmacêutico, na dúvida esses profissionais devem ser consultados.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Marcelo da Silva Dias

Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.