artigo

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 - 11:14

Tamanho do texto: A A

Livro de Farmacologia Clínica

por: Marcelo da Silva Dias

Livros de Farmacologia
Livros de Farmacologia
A moderna medicina baseia-se, em grande parte, em fármacos como principal instrumento de terapia. Naturalmente, outros procedimentos terapêuticos também são importantes, como cirurgia, dieta exercícios, etc., assim como a não intervenção deliberada, porém nenhuma dessas formas é tão largamente aplicada quanto à terapia baseada em fármacos.

A farmacologia é a ciência que estuda as interações das substâncias com os diversos sistemas biológicos. Através da farmacologia podemos prever as mais variadas reações que o organismo pode ter, tanto sendo benéficas como maléficas.

Pensando nisso, o estudo da farmacologia torna-se primordial na clínica e pode ser feito através da literatura, e uma das obras mais difundidas no país sobre o tema é o livro de Farmacologia Básica e Clínica dos autores RANG, H.P;DALE,M.M.;RITTER,J.M.

Esta obra aborda os diversos parâmetros farmacológicos, e os principais medicamentos utilizados na prática farmacológica, sendo considerada uma das obras mais importantes para aqueles que estão iniciando o estudo da farmacologia. É uma obra que apresenta uma revisão detalhada da farmacologia, abrangendo desde os receptores celulares até informações toxicológicas dos principais fármacos utilizados na prática terapêutica, sendo uma ótima alternativa para o estudo da farmacologia.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Marcelo da Silva Dias

Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.

Farmácia