CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Salário médio do Farmacêutico

Artigo por Marcelo da Silva Dias - quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tamanho do texto: A A

Pesquisa Salarial
Pesquisa Salarial
O farmacêutico é o profissional da saúde responsável pelos medicamentos. Ele atua na dispensação, orientação, manipulação e gerenciamento dos fármacos. É o profissional que lida diretamente com o medicamento, para isso, ele deve ter o conhecimento específico sobre todas as áreas farmacológicas.

O farmacêutico possui uma grande responsabilidade, e será que ele é valorizado?  O salário médio do farmacêutico depende da região em que ele atua. No Mato Grosso do Sul, o salário médio do farmacêutico é regido pelo SINFARMS (Sindicado dos farmacêuticos de Mato Grosso do Sul). O piso salarial de um farmacêutico no estado, em uma drogaria, está composto por um salário base de R$ 1.300,00, acrescido de R$ 2,20 por hora trabalhada, sendo que o profissional não pode exceder 15 horas trabalhadas diárias. E nenhum profissional pode receber proventos menores que os estabelecidos por este sindicato. Está em vigor um acordo coletivo que as horas trabalhadas serão incorporadas anualmente ao salário base, até o ano de 2013, quando irá ocorrer a unificação total do salário.

Esse é o salário mínimo que se pode pagar para um farmacêutico em drogaria. Existem estabelecimentos que além do salário médio, paga-se comissão por vendas. Esta prática de comissão salarial acaba favorecendo o aparecimento da famosa "empurroterapia". Profissionais deixam a ética de lado, e acabam muitas vezes, dispensando medicamentos similares, alterando a prescrição médica, somente para ganhar a famosa comissão. Isto é um ato de desrespeito para com a população e, este tipo de atitude, faz com que o profissional fique mal visto perante a sociedade, como sendo um profissional oportunista, que só pensa em dinheiro.

O farmacêutico deve, acima de tudo, prezar pela ética profissional, auxiliando os prescritores e a população através de seus conhecimentos farmacológicos. O Portal Educação possui diversos cursos que o ajudará na busca de uma atualização profissional.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Marcelo da Silva Dias

Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.