artigo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 - 15:47

Tamanho do texto: A A

Farmacologia aplicada à enfermagem

por: Marcelo da Silva Dias

Profissional de enfermagem na administração de medicamentos
Profissional de enfermagem na administração de medicamentos
O conhecimento técnico sobre os fármacos, sua ação, atuação, reações que podem ocasionar, devem ser do conhecimento de todos os profissionais da saúde. O profissional de enfermagem é aquele que está em contato direto com o paciente. A FARMACOLOGIA estuda as interações que a droga (fármaco) tem com os sistemas biológicos em toda a extensão do corpo humano. O conhecimento farmacológico irá ajudar o enfermeiro a compreender o funcionamento dos fármacos, as reações adversas possíveis, a terapia farmacológica correta.

No estudo da farmacologia, o profissional de enfermagem terá um aprimoramento sobre vários parâmetros farmacológicos, que o ajudarão no exercício de sua profissão. Um curso de ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOLOGIA é um ótimo instrumento para uma atualização desses profissionais da saúde. Dentro da farmacologia, o enfermeiro irá aprender sobre vários parâmetros farmacológicos, tais como: a farmacodinâmica das drogas (mecanismo de ação), farmacocinética das drogas (o caminho que o fármaco percorre no organismo), a TOXICOLOGIA relacionada às drogas (efeitos tóxicos, antídotos, reações adversas).

O profissional de enfermagem tem a função de preparar e administrar os medicamentos para o paciente, identificar e comunicar possíveis reações adversas e problemas relacionados aos medicamentos (lote, validade, medicamentos em mau estado de conservação). A responsabilidade em administrar medicamentos ao paciente é uma importante tarefa do enfermeiro. Devido a isso, o enfermeiro deve ter conhecimento profundo sobre: a ação da droga no organismo; a dose e quais fatores podem interferir na sua ação; as vias que podem ser administradas; a farmacocinética da droga (Absorção e eliminação). Devido a essas funções, o enfermeiro é um profissional de grande importância para a eficácia do tratamento farmacológico do paciente.

O aperfeiçoamento do profissional de enfermagem em farmacologia irá contribuir para um melhor atendimento do paciente, uma melhoria na SAÚDE COLETIVA e uma melhora considerável na terapêutica. O profissional de enfermagem tem tudo para ser um diferencial na saúde pública, basta à busca constante por conhecimento. No PORTAL EDUCAÇÃO você encontrará uma ferramenta útil na busca por esse conhecimento, através dos nossos cursos de aperfeiçoamento profissional.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Marcelo da Silva Dias

Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.

Farmácia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!