Os inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) são muito utilizados em estados hipertensivos e insuficiência cardíaca. O efeito essencial destes agentes sobre o sistema renina-angiotensina (SRA) é inibir a conversão da angiotensina I, relativamente inativa, em angiotensina II, forma ativa. Desta forma são abolidas ou atenuadas as respostas à angiotensina: aumento da resistência vascular sistêmica e das pressões arteriais média, sistólica e diastólica (JORDÃO e SANTOS, 2002).
Segundo Hashimoto et al. (2002), o captopril foi o primeiro inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA) efetivo por via oral e é utilizado no tratamento de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Um aspecto interessante do sistema renina-angiotensina é que seus componentes estão presentes em órgão periféricos, inclusive no olho. Entretanto, a função desse sistema renina-angiotensina "local" é desconhecida. A presença de ECA no epitélio não-pigmentado do corpo ciliar sugere, para alguns autores, a sua participação na produção do humor aquoso.
De acordo com Santello e Mion Jr. (1998), o captopril foi introduzido para uso clínico na HA nos anos 80. O mecanismo de ação do captopril, inibindo a conversão de angiotensina I para II, reduz os efeitos da angiotensina II, como, vasoconstrição, liberação de aldosterona, lesão endotelial e síntese protéica vascular e miocárdica. Com a utilização dos IECA, em estudos experimentais e ensaios clínicos, foi demonstrada a redução da hipertrofia vascular e miocárdica, e a baixa incidência de efeitos colaterais. Assim, foi comprovado que o bloqueio da conversão da angiotensina I para II está associado à regressão da lesão dos órgãos-alvo da HA.
O captopril é um anti-hipertensivo clássico, cuja ação hipotensora se estabelece basicamente pela inibição da enzima conversora de angiotensina, levando a uma redução da angiotensina II, que se liga a receptores específicos na membrana celular de vários tecidos, exercendo ação fisiológica de regulação da TA e sendo um potente vasopressor (SUCAR, 2000).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
JORDAO, Míriam Gomes and SANTOS, Ari Tadeu Lírio dos. Hipotensão arterial em cirurgia de revascularização do miocárdio: influência dos inibidores da enzima conversora de angiotensina. Rev. Bras. Anestesiol. [online]. 2002, vol.52, n.2, pp. 209-216.
HASHIMOTO, M; SILVA, M R B M; TEIXEIRA NETO, F J. Efeito de drogas ... utilizadas no tratamento de hipertensão arterial sistêmica sobre a pressão intra-ocular: estudo experimental no cão. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2002, vol.65, n.2, pp. 229-233.
SANTELLO, José Luiz and MION JR, Décio. Captopril associado à hidroclorotiazida no tratamento da hipertensão leve e moderada. Estudo multicêntrico brasileiro. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 1998, vol.71, n.5, pp. 713-716.
SUCAR, Douglas D. Interação medicamentosa de venlafaxina com captopril. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2000, vol.22, n.3, pp. 134-137.