Para os estudiosos, os meninos dependeriam mais da atenção materna do que as meninas
O simples ato de amamentar os filhos pode torná-los mais inteligente. A descoberta pode ser mais um motivo para que as mães deem o peito. Segundo pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália as crianças que foram amamentadas por no mínimo 6 meses, tiveram melhores resultados em testes de leitura, matemática e grafia comparadas com crianças que mamaram por períodos mais curtos.
A curiosidade é que a incidência foi maior para os meninos. O estudo analisou 1.038 crianças, desde a 18ª semana de gestação até os 10 anos de idade. “Os meninos se saíram ainda melhor do que as meninas nas provas porque, de acordo com o pesquisador, o leite compensa alguns hormônios femininos que ajudam a proteger o cérebro de meninas”, diz o coordenador da pesquisa Wendy Oddy, cientista do Instituto de Pesquisa de Saúde Infantil da Universidade.
De acordo com os pesquisadores, outra possível causa para só os garotos apresentarem esse índice é que a amamentação tem um efeito positivo nas relações entre mãe e filho, facilitando a interação e, de forma indireta, o desenvolvimento cognitivo. Como os meninos dependeriam mais da atenção materna do que as meninas, os efeitos positivos dessa interação seriam mais evidentes neles.
Para a tutora do
Portal Educação, Carolina Cysne, o resultado é mais um ponto positivo para o aleitamento materno. “Amamentar é um ato simples, que as mães acabam ignorando por uma questão
estética, mas que deve ser muito bem analisada, já que pode trazer benefícios futuros aos filhos”, salienta.
A amamentação, além de fornecer o emagrecimento mais rápido para a mãe, promove o desenvolvimento cognitivo, atribuída aos nutrientes presentes no leite materno. Um deles são os ácidos graxos poli-insaturados, que contribuem no crescimento de membranas celulares do cérebro e de neurônios.
Fonte: Assessoria de Imprensa
TAGS: pesquisa, crianças, amamentação, mães, filhos