artigo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009 - 09:43

Tamanho do texto: A A

Maquiagem de alta definição: a perfeição ao nosso alcance

por: Colunista Portal - Educação

Assim que a HDTV chegou ao Brasil, os comentários foram inevitáveis: havia chegado a hora da verdade, a hora de ver as imperfeições dos artistas, as falhas que a maquiagem não seria mais capaz de esconder das telas. A tecnologia digital estreou com sua definição impressionante, revelando detalhes que nem imaginávamos ver, mas as mulheres continuaram lindas e perfeitas nas novelas, programas e seriados: como pode?
 
 
O truque mágico, que só era acessível para as atrizes famosas, já está entre nós. Seu nome é Maquiagem de Alta Definição (HD Make-Up). Entre suas técnicas, destaca-se a Aerografia, que pode ser utilizada para diversos fins. Em maquiagem, já é usada há mais de vinte anos no exterior, mas aqui ainda é uma novidade, e só chegou ao nosso país por causa da TV Digital. Tem esse nome por ser feita com a ajuda de um aparelho chamado aerógrafo, um tipo de spray.
 
“Essa técnica é a coisa mais revolucionária que existe em maquiagem”, afirma a professora de Aerografia e artista plástica Sandra Cristina de Moraes, que trabalha com esse tipo de make há cerca de três anos. “O resultado é incrível, inclusive o fotográfico, isso sem mencionar a durabilidade da maquiagem, de oito a doze horas. Além disso, como o produto ‘lê’ os pixels das câmeras, a garantia de uma foto ou filmagem perfeita é absoluta, já que a maquiagem não vai ‘estourar’. Eu atendo não só artistas, mas também noivas, formandas, debutantes, madrinhas e mulheres que querem estar impecáveis em alguma ocasião.”
 
Como a magia acontece
“O make feito com aerógrafo pede produtos especiais, como a base de silicone de alta definição”, afirma Viviane Gross Pereira, da Kryolan, uma das poucas marcas que trabalham com esse tipo de maquiagem no Brasil. Por ser à prova d´água, essa base resiste a chuva, suor e lágrimas e dura a festa inteira: “O diferencial desse make é que, como a maquiagem é micronizada, ela adere melhor à pele”, explica Viviane.
 
Como qualquer novidade, esse tipo de maquiagem ainda é bem cara, e os bons cursos são raros. Além disso, segundo Viviane, para que o profissional possa começar a oferecer esse serviço, precisa praticar por seis meses, de três a quatro horas por dia. Com certeza o make com aerógrafo vai acabar barateando com o tempo, mas, atualmente, seu valor costuma ser o dobro do de uma maquiagem convencional.
 
Efeito cara lavada
Além de dar o efeito de sombra, lápis e batom, a maquiagem de alta definição é muito apropriada para fazer a foundation (preparação da pele), e é essa capacidade que faz as mulheres aparecerem na TV com aquela cara lavada que nos dá a impressão de a pele ser perfeita. “Essa maquiagem proporciona um efeito super natural, e chega onde pincéis não conseguem acessar. Um look cara lavada com o aerógrafo leva de vinte a vinte e cinco minutos para ficar pronto, caso o maquiador seja experiente”, diz Sandra.
 
Casos Especiais
Além dos casos citados acima, algumas outras pessoas se beneficiam especialmente da aerografia, como mulheres de pele madura. Sandra esclarece: “As peles maduras são as maiores beneficiadas com a chegada dessa técnica. Isso ocorre porque, como a maquiagem é aplicada com o aerógrafo, a carga de produto que a pele recebe por aplicação é pouca, e se dá em camadas extremamente finas que interferem muito pouco na textura da pele, evitando deixar os sulcos cheios de produto. Além disso, essa técnica corrige imperfeições e disfarça as manchas de pele”. Viviane faz coro: “A maquiagem dá um efeito Cinderela, uma impressão de preenchimento”.
 
Outro caso em que a maquiagem de alta definição oferece ótimos resultados é o de problemas de pele, como o vitiligo. “A Kryolan trabalha com aerógrafos portáteis, que podem ser levados na bolsa. Geralmente são os preferidos pelos profissionais, pela sua praticidade, mas já vendemos um desses aparelhos para um rapaz negro, portador de vitiligo”, conta Viviane.
 
Melissa Giorgetti *
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Estética