artigo

quarta-feira, 19 de novembro de 2008 - 14:17

Tamanho do texto: A A

Como fazer as unhas

por: Colunista Portal - Educação

Como fazer as unhas
 

            Toda mulher que é vaidosa deve ter unhas impecáveis. E, saiba que você mesma pode conseguir fazer suas unhas ficarem lindas, sem precisar gastar dinheiro e sem ter que ir ao salão em busca de uma manicure. Aprenda a fazer as unhas em casa com essas dicas maravilhosas!
 
            O primeiro passo é ter alguns produtos básicos, necessários para fazer as unhas em casa, como: 
  • Alicate ou tesourinha de unha;
  • Creme hidratante para amolecer a cutícula;
  • Espátula de cutícula;
  • Alicate de cutícula;
  • Lixa de unha;
  • Palito para limpar canto de unha;
  • Pauzinho de laranjeira para limpar o esmalte;
  • Algodão;
  • Removedor de esmalte;
  • Base para fortalecer e proteger a unha;
  • Óleo secante;
  • Esmaltes.
             Primeiramente, vamos ver como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas.
 
             Uma ótima prática é colocar pequenos pedaços de algodão umedecidos em água e colocar na pontinha de cada dedo para amolecer a cutícula. Basta deixar três minutinhos que já faz efeito e é mais higiênico que mergulhar os dedos em potes com água. Não se usa mais aqueles potes ou bacias cheios de água para deixar as mãos ou os pés mergulhados com o objetivo de amolecer a cutícula. O algodão tem o mesmo efeito e é muito mais higiênico.
 
            Outra dica é não cortar toda a cutículadas unhas, pois elas servem como proteção contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente e, quanto mais se tira, mais nasce cutícula.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Estética