artigo

segunda-feira, 21 de julho de 2008 - 10:55

Tamanho do texto: A A

Tratamentos Capilares: Noções e Procedimentos.

por: Colunista Portal - Educação

Tratamentos Capilares: Noções e Procedimentos.
Letícia Cortez Szczypior
 
A preocupação com os cabelos ocorre desde o início da humanidade. Sua principal função é a proteção do crânio contra traumatismos e radiações solares. Mas desempenha, e muito bem, em nossa sociedade, a função estética.
 
Todas as fibras do cabelo, contudo, sofrem algum grau de degradação, desde a matriz até as extremidades antes de serem eliminadas.
 
É muito importante, em virtude disso, conhecer os fatores que contribuem para a danificação das cutículas, fato este que deixa os cabelos com aspecto ressecado, sem brilho, arrepiado e com embaraçamento fácil.
Dentre estes fatores podemos citar, por exemplo :
·        Tratamentos químicos em geral, como tinturas, alisamentos e permanentes capilares;
·        Lavagens freqüentes utilizando xampus com grandes concentrações de detergente ou pH alcalino;
·        Escovação freqüente;
·        Uso de Secadores e chapinhas; e
·        O próprio ar condicionado
 
Contemporaneamente, não faz sentido o profissional da área capilar e o cliente realizarem só procedimentos que visem melhorar a saúde da haste capilar, pois o couro cabeludo é a estrutura que sustenta esta haste, se este não estiver em boas condições a saúde da haste é prejudicada diretamente, como o aparecimento quedas capilares, cabelos enfraquecidos.
Um exemplo clássico que acontece com a maioria dos indivíduos que tem alguma patologia de couro cabeludo, como por exemplo pitiríase (caspa) é realizar uma escova ou uma hidratação na haste , procedimento que dependendo do grau de oleosidade dos princípios ativos utilizados nos produtos piora muito o quadro de pitiríase do cliente, então ao invés de auxiliar o cliente o profissional estaria prejudicando - o.
Existem métodos para realizar uma escova em clientes com patologias de couro cabeludo visando não só a saúde da haste como também do couro, isso pode ser feito realizando a limpeza adequada do couro cabeludo antes de começar o procedimento de hidratação e escolhendo os ativos mais apropriados para cada cliente, ou seja, nem todos os clientes usarão os mesmos produtos, não é aceitável o profissional da área capilar ter um único Kit para realizar hidratações.
 
 
Desta forma, o curso de Química Capilar do Portal Educação busca destacar a anatomofisiologia do cabelo e crescimento capilar, apresentando os principais fatores que afetam o crescimento capilar e promovem agressão aos fios, e assim, aprimorar o conhecimento sobre as formas de melhorar a aparência dos fios.
 
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Estética