CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Cosmetologia: princípios ativos

Artigo por Colunista Portal - Dia A Dia E Estética - sexta-feira, 5 de julho de 2013

Tamanho do texto: A A

Iremos conhecer os princípios ativos de alguns componentes
Iremos conhecer os princípios ativos de alguns componentes
Os cosméticos são feitos à base de frutas, ácidos, ervas, plantas, etc. e não é por acaso, pois todo componente tem sua utilidade. Aqui iremos conhecer os princípios ativos de alguns componentes que são usados na produção de cosméticos.

Ácidos
• Ácido bórico: Atua como antisséptico e é regulador do pH da pele.

• Ácido glicirhízico: Possui propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Funciona no tratamento de úlceras no estômago.

• Ácido glicólico: Esse ácido atua de diversas formas, removendo células mortas, reduzindo manchas e sequelas de acne. Estimula a produção de colágeno e elastina, ou seja, indicado em tratamentos de peles envelhecidas.

• Ácido hialurônico: Atua na hidratação da pele, pois possui uma capacidade de retenção de água.

• Ácido láctico:
É uma espécie de antisséptico mais suave, geralmente utilizado no tratamento de algumas infecções dermatológicas e vaginais.

• Ácido salicílico
: É um esfoliante suave que remove células mortas e facilita a cicatrização das acnes. Atua também regulando a oleosidade e como anti-inflamatório.
Frutas

• Acerola: Tem efeito antioxidante e retarda o envelhecimento. Sua ação é hidratante.

• Cacau: Sua principal característica é a hidratação. O cacau cria uma barreira de proteção natural sobre a pele e isso evita que a pele resseque ou perca sua umidade natural.

• Frutas tropicais: Elas são ricas em vitaminas A, E, F e complexo B. Os ácidos orgânicos, aminoácidos e os óleos essenciais estão presentes nelas de uma forma considerável. Sua ação é emoliente, amaciante e hidratante.

• Pêra: É rica em vitaminas e sais minerais. Atua como um suave adstringente, além de ter propriedades hidratantes e nutritivas.

• Pêssego: Atua principalmente como revitalizador capilar. Devolve vida a cabelo secos, hidrata os fios e promove a maciez.

• Pitanga: Também atua como revitalizador capilar. Funciona principalmente na hidratação, por causa da presença dos óleos essenciais e vitaminas.

Esses são alguns (pouquíssimos) componentes que estão presentes em vários cosméticos. Vale a pena dar uma pesquisada mais ampla!
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.