artigo

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 - 19:06

Tamanho do texto: A A

Laser: O que é e para que serve?

por: Colunista Portal - Educação

O laser é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante
O laser é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante
O laser é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante, monocromática, que possui propriedades terapêuticas importantes. Sua principal indicação são os quadros patológicos em que se deseja obter melhor qualidade e maior rapidez do processo de reparo tecidual, quadros de edema e dores crônicas e agudas.

Os efeitos terapêuticos dos lasers sobre os diferentes tecidos biológicos são muito amplos, ao induzir efeitos trófico-regenerativos, anti-inflamatórios e analgésicos. Promovem um aumento na microcirculação local, na circulação linfática, proliferação de células epiteliais e fibroblastos, assim como aumento da síntese de colágeno dos fibroblastos.

O laser pode ser usado imediatamente após a cirurgia de abdominoplastia, visando o reparo dos tecidos, assim como proporcionar efeito anti-inflamatório, analgésico e antiedematoso.

Os protocolos propostos para a utilização do laser terapêutico devem considerar a fase do processo inflamatório em que o paciente se encontra. As densidades de energia para aumentar a circulação local e promover analgesia então entre 2 e 4Jcm2.

Quando o objetivo é a cicatrização tecidual a densidade deve ser aumentada para a faixa de 6 a 8Jcm2. O número de pontos irradiados depende do tamanho da área a ser tratada, sempre se respeitando a distância mínima de 1,5cm entre eles. 
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Estética