artigo

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 - 17:42

Tamanho do texto: A A

Foliculite e Pseudofoliculite

por: Colunista Portal - Educação

A foliculite é uma inflamação do folículo piloso
A foliculite é uma inflamação do folículo piloso
A foliculite é uma inflamação do folículo piloso causada pela contaminação por um tipo de bactéria chamada estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação. Atinge crianças e adultos e pode acontecer em qualquer local onde existam pelos, sendo frequente na barba em homens e na virilha em mulheres.


Quando superficial, a foliculite é caracterizada pela formação de pequenas "bolhinhas de pus" (pústulas) com um pelo e discreta vermelhidão ao redor. Em alguns casos não ocorre pus, aparecendo apenas vermelhidão ao redor dos pelos.


Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter um ponto amarelo (pus) no centro. Pode haver dor e coceira no local afetado.


Alguns tipos de foliculite têm características próprias (SENAC, 2004):

Foliculite decalvante: neste caso o processo infeccioso leva à atrofia do pelo, deixando áreas de alopecia que se expandem com a progressão periférica da doença.

Foliculite por Pytirosporum: infecção causada por um fungo chamado Pytirosporum orbiculare. É uma erupção papulopustular discreta que causa coceira localizada principalmente na porção superior de tronco e ombros.

Foliculite superficial: pequena pústula folicular que ao se romper forma uma crosta que não interfere no crescimento do pelo. As lesões são numerosas e se normalmente se concentram no couro cabeludo, pescoço, tronco e nádegas. As lesões podem durar poucos dias ou se tornarem crônicas.

Foliculite da barba: localizada na área da barba, atinge homens adultos, tem característica crônica e, pela proximidade das lesões, pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com muitas pústulas e crostas.


Pseudofoliculite
Distúrbio inflamatório crônico comum que se evidencia por pápulas inflamatórias na região da barba dos homens, principalmente nos que tem fototipo alto e pelos encaracolados e grossos. Nas mulheres, isso acontece comumente nas regiões pubianas e axilares como consequência da depilação frequente (Avram, 2008).
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Estética