artigo

sexta-feira, 22 de junho de 2012 - 14:02

Tamanho do texto: A A

Educador Físico ou Professor de Educação Física?

por: Artur Felipe de Souza Junior

Aula de educação física
Aula de educação física
Depois de algumas mudanças nas regulamentações, em relação a profissão na área de esporte, a disciplina de Educação Física acabou deixando muitos profissionais confusos em relação á sua área de atuação.

Hoje os Sistemas CREF's e CONFEF discriminam na carteira de Identidade Profissional, o campo de atuação de acordo com a formação do profissional. Por exemplo, se em uma carteira de um profissional, na área de atuação consta "Educação Básica", indica que o mesmo poderá trabalhar em qualquer ambiente relacionado á educação. Se no campo de atuação constar "Bacharelado", a área de trabalho será restrita a educação. Mas em uma carteira Profissional do CREF consta no campo de atuação "Plena", o profissional poderá trabalhar em todos os campos da Educação Física.

Essas "divisões" da Educação Física causou depois das seguintes regulamentações do CONFEF e Conselho Nacional da Educação:
*a) Licenciatura - se instituído pela Resolução CFE nº 03/1987 ou Resolução CNE/CP nº 01/2002;
b) Bacharelado - se instituído pela Resolução CFE nº 03/1987; c) Graduação/Bacharelado - se instituído pela Resolução CNE/CES nº 07/2004 e CNE/CES nº 4/2009.

Essas regulamentações podem ser explicadas de uma forma mais objetiva e clara da seguinte maneira:
- Algumas Faculdades e Universidades até Outubro de 2005, ofereciam Cursos de Bacharelado e Licenciatura juntos, ou seja, com Disciplinas Pedagógicas e da área de Saúde, mas a partir de Outubro de 2005 ficou regulamentado a "divisão" em duas áreas de atuação;
- O Bacharelado e o Licenciado situações explicadas anteriormente;
- Já os profissionais com formação antecedente a data citada, ficou regulamentado que ficariam com os dois campos de atuação, sendo designado na Carteira profissional com Plena atuação.

*Fonte:http://www.confef.org.br/extra/conteudo/default.asp?id=523
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Artur Felipe de Souza Junior

Artur Felipe de Souza Junior, Professor e Educador Físico - UESPI - CREF 003196-G/PE, Esp. Em Mídias na Educação -UFRPE, Efetivo como Educador Físico da SECTUR e Professor da Sec. Municipal de Educação da cidade de Dormentes-PE, Coordenador do PST (Programa Segundo Tempo) e PACID (Programa Academia das Cidades) da referida cidade.

Esporte