(1)
(20)
Os casos tiveram redução de 25%
10 de dezembro de 2010

As pessoas não devem ingerir o medicamento antes de consultar um profissional competente
Ingerir diariamente uma dose pequena de aspirina (75mg) pode reduzir em 25% os riscos de morte por diversos tipos de câncer. A indicação foi apontada em estudo dos cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Foram analisados 25 mil pacientes no período de duas décadas e os benefícios da aspirina superaram os riscos de hemorragias e até a complicação associada ao uso do medicamento.
Em 20 anos os voluntários foram analisados pelos especialistas que observaram aqueles que ingeriram durante quatro a oito anos. Nesses, o resultado apresentou uma redução de 25% nos riscos de morte por câncer no período avaliado e de 10% nas mortes por qualquer causa, comparados aos que não usavam o medicamento.
Segundo os pesquisadores casos de câncer intestinal apresentaram redução de 40%, para os de pulmão o índice atingiu 30%, nos homens apresentou 10% de diminuição em casos de câncer de próstata e de 60% para tumores no esôfago.
Entretanto, apesar da notícia promissora, de que o câncer teve redução para diversos casos, é importante ressaltar que a população não deve fazer o uso do medicamento, uma vez que, para utilizar a aspirina é preciso consultar um médico. “Incentivamos a qualquer um interessado a tomar aspirina regularmente que fale com seu médico antes”, disse Ed Young, da Cancer Research UK. “A aspirina deve ser pensada no mesmo contexto de mudanças do estilo de vida, como dieta e exercícios, que podem ajudar a preservar a saúde”, completou Peter Elwood, da Universidade de Cardiff.
De acordo com a tutora do Portal Educação, farmacêutica Carolina Marlien, o uso contínuo do ácido acetilsalicílico, já faz parte da rotina de muitos indivíduos com problemas cardiovasculares que buscam a prevenção do infarto. “Associado a isso, esse estudo traz como outro benefício, a redução de mortes decorrentes de vários tipos de cânceres, o que não pode servir de incentivo para que as pessoas iniciem a ingestão da aspirina por automedicação, sem consultar um médico”, completa a tutora.
Fonte: Assessoria de Imprensa
TAGS: medicamento, aspirina, câncer, redução
Comentários
(1)
(20)