Mais de 800 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Notícias de Enfermagem


Saúde do feto pode ser prejudicada por chocolate, sugere estudo


28 de agosto de 2009


definir tamanho aA aA


O aconselhável é as mulheres grávidas limitarem a ingestão de alimentos ricos em flavenoides

O aconselhável é as mulheres grávidas limitarem a ingestão de alimentos ricos em flavenoides

Um estudo feito em Porto Alegre e publicado na revista científica Nature revela que alimentos ricos em flavenoides, como o chocolate, a uva e o azeite de oliva, podem prejudicar a saúde do bebê se consumidos em excesso por gestantes durante os últimos meses de gravidez. Os especialistas do Instituto de Cardiologia, afirmam que os flavenoides inibem a produção de uma substância que regula a saída de sangue do coração do feto.

Foram avaliadas as velocidades de fluxo nos dutos e as dimensões dos ventrículos do coração de 102 fetos expostos a alimentos ricos em flavenoides, e 41 fetos cujas mães não incluíram muitos desses alimentos na dieta. Após a análise, os cientistas observaram alterações na dinâmica do coração daqueles expostos a essas substâncias.

Sendo assim, foi constatado que a redução na produção de prostaglandina, causada pela ingestão dos flavenoides no terceiro trimestre de gestação, diminui a passagem do sangue do coração do feto para a corrente sanguínea, podendo causar um acúmulo do sangue no coração.

De acordo com os pesquisadores, os flavenoides têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que são benéficas para a maioria das pessoas. No entanto, ainda não se sabe qual quantidade é segura para o bebê durante a gestação. Dessa forma, os pesquisadores alertam que o aconselhável é as mulheres grávidas limitarem a ingestão de alimentos ricos nessa substância.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação


TAGS: Nutrição, Alimentação, Gestação, Medicina, Saúde

Comentários



Top 10 Notícias

Escolha sua área do conhecimento