artigo

quinta-feira, 30 de setembro de 2010 - 12:45

Tamanho do texto: A A

Cuidados de enfermagem na administração de medicamentos

por: Colunista Portal - Educação

Enf.ºAlisson Daniel Fernandes da Silva
A administração de medicamentos é uma das grandes responsabilidades dos profissionais de enfermagem. A terapia medicamentosa prescrita pelo médico deve ser aprazada pelo enfermeiro e esta prescrição deve ser encaminhada a farmácia para que esta possa realizar a dispensação destes medicamentos.
O sistema de medicamentos envolve vários profissionais da equipe de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêutico e técnico em farmácia hospitalar. Os profissionais de enfermagem realizam a maior parte deste evento, portanto estão passíveis a erros, como os demais profissionais, mas a assistência direta ao paciente pode evidenciar estes erros.
Os principais erros relacionam-se a administração errada de medicamentos, equívocos com dosagens, via de administração e horário de administração e também sobre a administração em pacientes errados.
Para minimizar estes erros podemos utilizar um método denominado cinco “certos”, ou seja: paciente certo, medicamento certo, via de administração certa, dose certa e horário certo. Há literaturas que já consideram os sete “certos” incluindo a diluição certa e o registro certo.
Estes métodos podem diminuir e muito a ocorrência de erros de medicamentos, porém estes fatos possuem o relacionamento apenas com as pessoas, mas devemos avaliar também todo o sistema de medicação, que vai desde a prescrição até a avaliação dos efeitos destes medicamentos nos pacientes.
É importante que tenha um protocolo em cada instituição determinando quais as normas e rotinas na administração de medicamentos. Um avanço importante para que este sistema funcione adequadamente é a instalação das prescrições e prontuários eletrônicos.
Contudo, a equipe de enfermagem deve sempre estar atenta as principais funções dos medicamentos e as possíveis mudanças de rotinas, pois assim podemos melhorar sempre a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao paciente.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem