CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Nomenclatura de intervenções de enfermagem para clínica médica de um hospital...

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 19 de março de 2010

Tamanho do texto: A A

RESUMO

Estudo exploratório-descritivo desenvolvido com o objetivo de construir afirmativas de intervenções de enfermagem, tendo como base o Banco de Termos da Linguagem Especial de Enfermagem, a Nomenclatura de Diagnósticos de Enfermagem da Clínica Médica e o Modelo de Sete Eixos da CIPE®. As afirmativas construídas foram submetidas a um processo de validação, considerando-se como validadas quando alcançaram um índice de concordância > 0,80, por enfermeiros que atuam na referida clínica, e que concordaram em participar do estudo. Espera-se que o uso desta nomenclatura, enquanto instrumento tecnológico, permita o emprego do raciocínio clínico, a individualização da assistência e, conseqüentemente, impulsione os enfermeiros a questionar e modificar sua atuação profissional na assistência, na gestão, no ensino e na pesquisa.

Para ler o artigo na íntegra acesse o link: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n4/13.pdf

 

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.