CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Assistência ao recém-nascido: perspectivas para o saber de enfermagem em...

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tamanho do texto: A A

RESUMO

O estudo tem como objetivo descrever os cuidados de enfermagem ao recém-nascido e analisar as modificações na assistência de enfermagem ao recém-nascido no período de 1937 a 1979. Trata-se de um estudo histórico. As fontes primárias são quatorze artigos publicados na Revista Brasileira de Enfermagem no período em questão e as secundárias são os livros e periódicos nacionais e internacionais referentes à história da pediatria e da neonatologia. Evidencia-se, nesse período, a descrição detalhada dos cuidados diretos (básicos e específicos) e indiretos prestados ao recém-nascido pela equipe de enfermagem. Entre os cuidados diretos básicos, destacam-se: higiene corporal e cuidado com o coto umbilical. Os cuidados diretos específicos são: infecções e síndromes respiratórias. Os cuidados indiretos estão relacionados com os materiais e equipamentos. Conclui-se que o discurso oficial das enfermeiras estava voltado para a sistematização dos cuidados de enfermagem aos recém-nascidos, como precursora dos cuidados intensivos neonatais.

Para ler o artigo na íntegra acesse o link: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n4/a05v14n4.pdf

 

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.