Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Artigos de Enfermagem


Flebite no pré e pós-operatório de pacientes neurocirúrgicos


24 de setembro de 2009


definir tamanho aA aA


RESUMO

OBJETIVOS: Verificar a incidência de flebite em pacientes internados em uma unidade de neurocirurgia, o tempo de permanência de cateteres intravenosos periféricos e os possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de flebite.
MÉTODOS: Estudo do tipo coorte prospectivo, com uma amostra 60 pacientes, nos quais foram inseridos 152 cateteres intravenosos periféricos do tipo sobre agulha.
RESULTADOS: Os resultados evidenciaram incidência de flebite de 10,5%, em relação à proporcionalidade de cateteres. O tempo de permanência dos cateteres variou de 2 a 216 horas, sendo que os cateteres com permanência inferior a 72 horas tiveram menor incidência de flebite.
CONCLUSÕES: Esta incidência encontra-se acima da aceita em padrões de prática internacionais. Os fatores de risco para flebite identificados neste estudo foram: tempo de permanência maior que 72 horas, manutenção intermitente dos cateteres e inserção no período de pós-operatório.

Para ler o artigo na íntegra acesse o link: http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n1/a06v20n1.pdf

 

Some Rights Reserved

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


Voltar para Enfermagem

Escolha sua área do conhecimento