CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O cuidado de si como princípio ético do trabalho em enfermagem

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tamanho do texto: A A

RESUMO

A partir do entendimento de que o ato de cuidar e o trabalho de enfermagem são essencialmente humanos, procuramos problematizá-los na atualidade. A fragmentação do conhecimento na área da saúde e da enfermagem tem sido fator de desumanização do cuidado e do processo de trabalho de cuidar. Foucault, através dos estudos sobre a governabilidade, possibilita a compreensão das bases que nos constituem em agentes morais. Daí decorre como fazemos nossas escolhas e sobre o que pautamos nossos valores. É possível pensar o cuidado de enfermagem e o trabalho desta categoria profissional como um processo a ser (re) significado, tendo como referência a ética que toma a estética da existência como proposta cotidiana. Neste sentido, o cuidado de si, o compartilhamento grupal e a ética solidária podem ser pontos de partida para a retomada do valor de nossas escolhas profissionais, resgatando a humanidade nelas contida.

Para ler o artigo na íntegra acesse o link: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a15v14n1.pdf

 

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.