CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Tipos de esterilização

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Tamanho do texto: A A

Tipos de esterilização

Autor: Fernanda Machado – Portal Educação

A Central de Material Esterilizado – CME, é o setor destinado à limpeza, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição de materiais esterilizados
Existem vários tipos de esterilização de materiais, essas dependem do tipo de artigo e de contaminação dos mesmos.

Esterilização por meios físicos é obtida através de:
- Vapor saturado sob pressão: Utiliza as autoclaves para a esterilização dos materiais. É o meio mais utilizado na rede hospitalar.
- Calor seco: utiliza as estufas de ar quente como métodos de esterilização
- Radiação ionizante: é um método de esterilização que utiliza a baixa temperatura, portanto que pode ser utilizado em materiais termossensíveis. A ação antimicrobiana da radiação ionizante se dá através de alteração da composição molecular das células, modificando seu DNA. As células sofrem perda ou adição de cargas elétricas.

Esterilização por meios químicos é obtida através de:
- Formaldeído: tem função fungicida, viruscida e bactericida. Se agir por 18 horas tem ação esporicida.
- Glutaraldeído: tem potente ação biocida, é bactericida, virucida, fungicida e esporicida
- Óxido de etileno:é empregada na esterilização de produtos médico-hospitalares que não podem ser expostos ao calor ou a agentes esterilizantes líquidos: instrumentos de uso intravenoso e de uso cardiopulmonar em anestesiologia, aparelhos de monitorização invasiva, instrumentos telescópios (citoscópios, broncoscópios, etc.), materiais elétricos (eletrodos, fios elétricos), máquinas (marcapassos, etc.), motores e bombas, e muitos outros.
- Peróxido de hidrogênio: Peróxido de hidrogênio ou água oxigenada é um agente oxidante e a uma concentração de 3 a 6% tem poder desinfetante e esterilizante, porém pode ser corrosivo para instrumentais. Pode ser utilizado como opção para esterilização de materiais termo-sensíveis. É usado na desinfecção e esterilização de superfícies planas e sólidas, na esterilização de capilares hemodializadores, na desinfecção de lentes de contato e outros.
- Ácido peracético: Tem ação esporicida em temperaturas baixas e mesmo em presença de matéria orgânica. Este método pode ser aplicado a artigos termo-sensíveis, porém que possam ser totalmente mergulhados no líquido. Materiais de alumínio anodizado não podem sofrer este processo de esterilização por apresentarem incompatibilidade.
Os materiais esterilizados por este meio devem ser utilizados imediatamente.
- Plasma de peróxido de hidrogênio: Este processo pode ser aplicado em materiais como alumínio, bronze, látex, cloreto de polivinila (PVC), silicone, aço inoxidável, teflon, borracha, fibras ópticas, materiais elétricos e outros. Não é oxidante

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.