CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Riscos e perigos em biossegurança

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 14 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

No ambiente hospitalar há riscos físicos
No ambiente hospitalar há riscos físicos
O risco e perigo são terminologias utilizadas em biossegurança, portanto devem ser compreendidas o seu significado, dessa forma, RISCO quer dizer como o perigo que é mediado através do conhecimento que se possui da situação, ou seja, é aquele que se tem como prevenir e deve ser sempre realizado. Já PERIGO é aquele que existe quando não se conhece a situação. É aquele que é desconhecido ou ainda mal conhecido.

Cabe ao homem desenvolver, através de metodologias apropriadas e baseadas na ciência e tecnologia formas que propiciem a análise e interpretação do risco com a finalidade de poder melhor controlá-los e remediá-los com ações efetivas, pois o conceito de risco hoje é resultante de processos de transformações econômicas, sociais, políticas e culturais.

De acordo com Rio de Janeiro [s.d.] os componentes básicos do RISCO são classificados em três, a saber:


-Potencial de perdas e danos;
-Incerteza de perdas e danos;
-Relevância de perdas e danos.

No ambiente hospitalar há riscos físicos, químicos e biológicos e para cada um deles há normas específicas disponíveis visando proteger a clientela dos estabelecimentos, a saber: o paciente, o trabalhador da saúde e o acompanhante. Além disso, e por definição, há ainda a preservação do meio ambiente.

Acidentes

Os acidentes podem ser prevenidos na maioria das vezes. Cerca de 98% dos acidentes tem causa que não é única. Uma causa que é comum a todos os acidentes e a “social”.

Grandes causas de acidentes:

-Instrução inadequada;
-Supervisão ineficiente;
-Práticas inadequadas;
-Mal uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s);
-Higiene pessoal;
-Fatores sociais;
-Planejamento deficiente;
-Não observar normas;
-Manutenção falha;
-Jornada excessiva de trabalho;
-Motivação.

“Acidentes ocorrem nas melhores instituições e são decorrentes de uma falta de gerenciamento para o assunto”.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.