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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 - 12:26

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O Enfermeiro no Processo de Educação

por: Colunista Portal - Educação

As modificações que a sociedade sofre, exigem profissionais mais especializados
As modificações que a sociedade sofre, exigem profissionais mais especializados

A participação do enfermeiro no processo de educação nas organizações onde atua, está previsto na legislação profissional do enfermeiro no decreto regulamentador do exercício profissional nº 94.406 de 08 de junho de 1987 no Art. 8°, onde descreve a atribuição do enfermeiro, como integrante da equipe de saúde, tendo como competência: “Participar de programas e treinamentos e aprimoramento de pessoal de saúde, particularmente nos programas de educação continuada”.

A educação para profissionais da saúde vem evoluindo muito ao longo dos anos, modificando-se e acrescendo-se de informações de acordo com o momento socioeconômico e político vivido pelo país.

O avanço tecnológico leva a refletir acerca do impacto da tecnologia sobre novas formas de organização da produção em serviços de saúde e também nas relações humanas. Tudo isso exige profissionais cada vez mais qualificados que assumam funções que requerem alto nível de conhecimento técnico e científico, sendo que todas estas mudanças geram meios e contextos em prol de uma educação cada vez mais qualificada.

Neste sentido, observa-se que a educação continuada torna-se imprescindível e que o enfermeiro assume responsabilidades perante sua equipe de trabalho, em favor de uma melhoria no padrão da assistência prestada no hospital e na comunidade, promovendo o trabalho em equipe.

Para isso uma análise de uma percepção dos conhecimentos auxilia no entrosamento entre enfermeiro e demais profissionais, devendo assim nortear o desenvolvimento de suas atividades, atingindo os melhores resultados no trabalho, voltado para a realidade institucional e necessidade do quadro de funcionários.
Conforme Davim, Torres e Santos (1999) é fundamental o desenvolvimento de programas educacionais que contribuam para o desenvolvimento e melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem, preparando profissionais capacitados para contribuírem com a sociedade.

Desta forma, torna-se necessário que o enfermeiro assuma a carga pela educação permanente e/ou continuada de sua equipe, ajudando a melhorar o padrão da assistência prestada e promovendo a valorização dos recursos humanos de saúde.

Os autores citados anteriormente compreendem que o processo de educação continuada para a enfermagem deverá ser constituído de uma aquisição, e que será reconhecido a partir da efetivação da qualidade do cuidado prestado ao paciente, por meio de uma assistência sistematizada e planejada com ações qualificadas, promovendo valorização e motivação, propiciando bom desempenho por meio de suas competências profissionais.

A prática da educação continuada nas instituições de saúde é influenciada pelo estilo gerencial do enfermeiro, a partir de reflexos na qualidade da assistência de enfermagem, no desempenho da função, nas necessidades de atender à prática da educação continuada como um instrumento administrativo inerente ao funcionamento dos serviços de saúde em que, os profissionais por meio da aprendizagem individual e grupal adquiram novos conhecimentos e desenvolvam novas habilidades e atitudes.

Motta (1999) pensa que ao gerenciar um determinado setor ou uma empresa, tem-se em mão a arte de pensar, decidir, atuar e de fazer acontecer obtendo resultados. Portanto, quanto aos resultados, a equipe de gestores pode antecipar fazendo com que ocorram processos de definição, analisando e avaliando, no sentido de que estes objetivos venham a ser alcançados, para isso faz-se necessário a participação de todos os colaboradores.

É importante lembrar que o trabalho em enfermagem não é apenas um trabalho a ser realizado por uma pessoa, mas por um grupo que é liderado por um enfermeiro, sendo que este deverá estar atualizado e capacitado quanto às novas tecnologias que constantemente tornam a área da saúde um diferencial, preocupando-se com a qualificação dos membros de sua equipe que necessitam constantemente reciclagens.

Padilha (1994) refere-se ao enfermeiro como um administrador na assistência de enfermagem, ou seja, organiza, planeja e pratica as intervenções, avaliando de forma qualitativa e quantitativamente o cuidado prestado. Assim, para o cumprimento dos seus objetivos, o enfermeiro terá que aprimorar-se perante às novas tecnologias presentes no seu dia a dia de trabalho.

Para Carneiro; Oliveira; Nakamura educação sempre teve como objetivo a formação dos indivíduos em toda uma trajetória de vida, incluindo a evolução do homem desde sua origem, passando por diversas transformações utilizando-se de seus meios de trabalho para aquisição de seu sustento e sobrevivência. Com toda esta trajetória de vida são adquiridos muitos conhecimentos, os quais são transmitidos de geração em geração.

A capacidade de aprender é uma das características universais do ser humano, e esta capacidade tem-se desenvolvido em diferentes épocas durante a História da humanidade. Observando a área da enfermagem, obtêm-se um melhor entendimento do quão é necessário o constante aprendizado do individual e do coletivo, em busca da qualificação, postura ética, exercícios de cidadania, reformulação de valores, construção de relações integradas entre as pessoas envolvidas em uma percepção crítica e inovadora.

As autoras citadas anteriormente esclarecem que o enfermeiro deve ter clareza das constantes mudanças, e de que ele é responsável pelo gerenciamento de uma equipe de profissionais de enfermagem e dos serviços ali desenvolvidos, priorizando sempre o aprendizado e aperfeiçoamento de sua equipe.

Para isso ele deve buscar possibilidades necessárias do aprendizado dento de um processo que visam ações e planejamentos cuja intervenção é real a partir do conhecimento científico da realidade.

Em torno destes esclarecimentos o profissional enfermeiro torna-se responsável pela coordenação de uma equipe de enfermagem e seu gerenciamento perante os serviços de saúde de forma direta e indireta, incluindo o processo de aprendizagem de sua equipe.

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