artigo

sexta-feira, 28 de setembro de 2012 - 17:02

Tamanho do texto: A A

Nódulos nos pulmões

por: Alisson Daniel Fernandes da Silva

Radiografia identifica problemas
Radiografia identifica problemas
Os nódulos nos pulmões são lesões sólidas, geralmente de forma arredondada, menor que três centímetros de diâmetro e circundada por tecido pulmonar normal. Pode aparecer na radiografia de pulmão, quando esse nódulo tem uma densidade maior que a densidade do pulmão e aparece como uma pequena mancha mais clara no campo pulmonar, que é mais escuro.

Existem nódulos nos pulmões que são benignos, outros que são malignos, como por exemplo, o câncer pulmonar, nódulos indeterminados e por último os nódulos metastático. A grande maioria dos nódulos pulmonares não apresentam sintomas e são encontrados em uma radiografia do tórax de rotina, solicitada devido outra suspeita diagnóstica.

Podem aparecer sintomas como tosse, hemoptise, chiados na ausculta pulmonar, infecção pulmonar de repetição e dispneia dependendo do tamanho e da localização do nódulo pulmonar.

Algumas características, como por exemplo, calcificação, tamanho, quantidade e a localização desses nódulos pulmonares são importantes para definição se estes são malignos e benignos, mas não podemos colocar como regra isso.

Uma forma precisa de diagnóstico é a realização da biópsia pulmonar que pode ser realizada por meio de broncoscopia, videocirurgia ou até mesmo por cirurgia convencional. Geralmente são realizadas as biópsia e já a extração dos nódulos pulmonares.

O tratamento depende das características dos nódulos, mas a maioria deles a cirurgia para ressecção é realizada, pois essa é a melhor e de certa forma a única oportunidade de cura. Quando esses nódulos são malignos e crescem, a chance de cura diminui.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação

Enfermagem