CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sintomas da úlcera nervosa

Artigo por Alisson Daniel Fernandes da Silva - quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tamanho do texto: A A

Um sintoma comum é a falta de apetite
Um sintoma comum é a falta de apetite
A úlcera é uma erosão (ulceração) no epitélio da mucosa gástrica. Podemos chamá-la de úlcera gástrica, quando o seu acometimento é apenas no estômago e duodenal quando se localiza no duodeno.

Há uma discussão sobre essa terminologia, pois a expressão úlcera nervosa não é reconhecida na área médica e os médicos dizem que o estado emocional das pessoas pode contribuir com o agravamento dos sintomas de uma úlcera péptica já existente, mas não causar uma úlcera.

As úlceras são causadas principalmente pelo Helicobacter pylori quando esse está presente na mucosa gástrica. A sua erradicação determina o término da úlcera. Podem também ser causadas, porém em proporções menores quando relacionadas com causas raras, como por exemplo, a o síndrome de Zolliger-Ellison, a doença de Crohn, a tuberculose.

Os principais sintomas das úlceras gástricas são:
- Dores abdominais que se podem irradiar para as costas;
- Falta de apetite;
- Eructações ácidas;
- Enjoo;
- Vômito;
- Garganta irritada.

Geralmente, a úlcera é tratada com medicamentos específicos, incluindo aqueles que neutralizam a acidez do suco gástrico, porém se não melhorar o quadro clínico do paciente, em alguns casos a cirurgia deve ser realizada.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação