CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Inseminação artificial humana

Artigo por Alisson Daniel Fernandes da Silva - quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tamanho do texto: A A

Homens devem fazer a coleta de esperma
Homens devem fazer a coleta de esperma
A Inseminação artificial humana é um processo de reprodução assistida por uma equipe médica e consiste na colocação de forma artificial do sêmen do parceiro ou dador no interior do útero da mulher, com o objetivo de auxiliar os casais que não conseguem engravidar de forma natural, ou seja, apresentam infertilidade.

A infertilidade é incapacidade em conceber um filho ou em levar a termo uma gravidez até ao momento do parto, sendo que essa incapacidade pode ser permanente ou temporária. Atualmente é um problema comum dos casais, mas a medicina consegue tratá-la com a inseminação artificial.

A inseminação artificial humana é realizada da em três etapas, iniciando com a estimulação dos ovários através de substâncias que induzem a ovulação. A segunda etapa corresponde na seleção dos espermatozoides, excluindo aqueles com fraca mobilidade, pois essa condição pode afetar de forma negativa no processo de inseminação artificial. As amostras de sêmen são preparadas através das técnicas de capacitação ou preparação seminal.

A terceira e última etapa consiste no processo de inseminação propriamente dito, ou seja, é nesse momento que a mulher é inseminada. Essa inseminação ocorre durante dois dias seguidos, depois de se ter induzido a ovulação.

Cada vez que se repete esse processo, terá de ser fornecido ao laboratório uma amostra seminal. É recomendado que, após ser depositado o sémen convenientemente tratado no útero, a mulher permaneça durante cerca de 30 minutos em repouso.

Algumas recomendações são importantes após a realização da inseminação artificial humana, são elas:

Evitar atividades físicas;
Não ter relações sexuais por um período aproximado de duas semanas;
Não realizar viagens prolongadas;
Manter-se em repouso;
Alimentar-se bem;
Ingerir líquidos.

É importante orientar o casal que devido a indução da ovulação, pode ocorrer o desenvolvimento de vários óvulos aumentando a probabilidade de ocorrer uma gravidez gemelar.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação