CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Surfactante

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tamanho do texto: A A

Um importante procedimento é lavar as mãos
Um importante procedimento é lavar as mãos
O surfactante é uma lipoproteína, encontrada na parte distal das vias aéreas e nos alvéolos dos pulmões normais. Este fluido contribui para a manutenção da tensão nos pulmões, aumenta a complacência pulmonar e promove a estabilidade alveolar.

As normas são:
A terapia de reposição do surfactante é utilizada principalmente para os RNs prematuros com peso menor que 1000g com estresse respiratório, sinais radiológicos de DMH; Ideal que se use a 1° dose com menos de 3 horas de vida, podendo ser utilizada com até 72 horas de vida; Realizar em paciente intubado.

Os materiais necessários são:
Sonda de aspiração nº 04 ou 06; Luvas estéreis e luva plástica; Seringas de 3 ml; 01 agulha 40x12; Ambú; Surfactante em temperatura ambiente.

Os procedimentos são:
Lavagem das mãos; Aspirar ao paciente antes do procedimento; Conectar o ambú a rede de oxigênio; Calçar as luvas estéreis; Preparar o surfactante na seringa, conectando-a na sonda; Posicionar o paciente em decúbito ventral, introduzir a sonda no TOT até sentir resistência, injetar o conteúdo do surfactante, manter a sonda dentro do TOT, desconecte e reconecte a seringa, injetando somente ar para empurrar a medicação; Retirar a sonda com a seringa e ventilar com ambú no mínimo por 30 segundos; Depois de feito o surfactante, observar a Sat O2 e comunicar ao médico sobre os parâmetros do respirador; Anotar o horário e a data do procedimento; Não aspirar por 3 horas; Realizar o RX após 6 horas; Reorganizar a unidade do paciente; Proceder a anotações habituais no prontuário do paciente.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.