CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Pós-graduação pela internet Faça uma pós-graduação e ganhe um Tablet CONHEÇA OS CURSOS
Inglês E Espanhol on-line CONVERSAÇÃO AO VIVO COM OS MELHORES TUTORES APRENDA AGORA
CURSOS PROFISSIONALIZANTES ON-LINE Aprenda uma nova profissão, sem sair de casa. Saiba mais
Crie GRÁTIS uma Universidade Corporativa para sua empresa CRIAR AGORA Em 3 minutos seus colaboradores terão acesso a cursos gratuitos. Conheça nossas soluções em capacitação para Instituições Públicas SAIBA MAIS Dezenas de projetos desenvolvidos com Instituições de todo o país.

Doenças Infecciosas do Coração

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 29 de maio de 2012

Tamanho do texto: A A

Doenças do coração são graves
Doenças do coração são graves
Várias são as doenças infecciosas do Coração. Entre elas destaque para:

Endocardite reumática
A febre reumática é uma doença inflamatória aguda e recorrente, que tipicamente surge dentro de uma a cinco semanas após infecção por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A (geralmente faringite).

O tratamento imediato da faringite com antibióticos pode evitar o desenvolvimento da febre reumática. Ocorre principalmente em crianças (de cinco a 15 anos de idade), porém os adultos também podem sofrer o primeiro ataque.

As evidências sugerem, em sua maioria, que a doença é secundária a anticorpos antiestreptocócicos do hospedeiro, que exibem reatividade cruzada com antígenos cardíacos.

O comprometimento cardíaco e as lesões articulares da endocardite reumática não são infecciosos pelo fato de que esses tecidos não são invadidos e lesionados diretamente por organismos destrutivos; ao contrário, representam um fenômeno ou reação de sensibilidade que ocorre em resposta aos estreptococos hemolíticos.

Os leucócitos acumulam-se nos tecidos afetados e formam nódulos, os quais, mais adiante, são substituídos por tecido cicatricial. É certo que o miocárdio estará envolvido nesse processo inflamatório; a miocardite reumática desenvolve-se, o que enfraquece temporariamente a força contrátil do coração.

O pericárdio também é afetado, e a pericardite reumática ocorre durante a doença aguda. Essas complicações miocárdicas e pericárdicas geralmente ocorrem sem sequelas graves. No entanto, a endocardite reumática resulta em efeitos colaterais permanentes e, com frequência, incapacitantes.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.