Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Artigos de Enfermagem


Legumes e verduras baixam a pressão, diz estudo


1 de janeiro de 2008


definir tamanho aA aA


Uma dieta rica em legumes e verduras pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, enquanto o alto consumo de carne tem o efeito oposto, afirma um estudo publicado nesta semana por uma equipe de cientistas do Imperial College de Londres.

Os pesquisadores chegaram a essas conclusões depois de estudar os hábitos alimentares de 4.680 pessoas de idades entre 40 e 59 anos, mas não conseguiram uma explicação para o impacto benéfico das proteínas vegetais sobre hipertensos.

Os médicos suspeitam, no entanto, que aminoácidos, os blocos de construção das proteínas, ou elementos químicos na composição dos vegetais, como o magnésio, estejam por trás desses efeitos.

A pesquisa, publicada pela revista especializada Archives of Internal Medicine, afirma serem precisos mais estudos para descobrir por que exatamente legumes e verduras são benéficos para a pressão.

Arginina

Sabe-se que alguns tipos de aminoácidos têm influência sobre a pressão, como a arginina, por exemplo, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.

Os tipos de aminoácido encontrados em vegetais são diferentes dos encontrados em carnes.

A hipertensão pode levar a doenças cardíacas e derrames. Para Paul Elliott, que liderou a equipe de pesquisadores, o resultado confirma recomendações conhecidas.

Uma dieta rica em produtos de origem vegetal é parte de um estilo de vida saudável para prevenir hipertensão e as doenças crônicas relacionadas, disse Elliott.

A porta-voz da Fundação Britânica do Coração, Belinda Linden, disse que a pesquisa do Imperial College confirma estudos anteriores.

Legumes e verduras contêm menos sal e mais vitaminas antioxidantes, tem baixas calorias, alto teor de fibras e ajudam a controlar a diabetes, disse Linden.

Ela afirma ainda que o consumo de proteínas vegetais, em vez de proteínas animais, pode trazer vários benefícios para pessoas que têm alto risco de desenvolver doenças coronárias, derrames e diabetes.

Fonte: BBC Brasil

Fonte: BBC Brasil

Some Rights Reserved

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


Voltar para Enfermagem

Escolha sua área do conhecimento