artigo

quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 13:23

Tamanho do texto: A A

Sistematização da assistência de enfermagem em pediatria

por: Colunista Portal - Educação

Assistência de enfermagem em pediatria
Assistência de enfermagem em pediatria
A modernização da enfermagem buscou um embasamento científico para permear suas ações. Desta forma, surgiram teorias de enfermagem com o intuito de abordar os assuntos relacionados com os cuidados prestados ao paciente a partir do conhecimento e sistematização.

Nesta concepção há a aplicação da teoria e prática que se dá na implantação do Processo de Enfermagem. Este processo para que seja aderido pelo pessoal de enfermagem e para que se constitua de um processo organizado, é realizado por meio da sistematização da assistência.

Lefevre (2000) afirma que a sistematização da assistência de enfermagem utilizando a aplicação do processo de enfermagem traz, como essência, o conhecimento, as habilidades e o cuidado. Unindo estas três linhas constitui-se em força matriz do atendimento de qualidade.

Segundo Daniel (1979) a sistematização da assistência de enfermagem requer do profissional interesse em conhecer o paciente como indivíduo, utilizando para isso seus conhecimentos e habilidades, além da orientação da equipe de enfermagem para a realização das ações sistematizadas.

A implantação da sistematização da assistência de enfermagem é obrigatória em todas as instituições, públicas e privadas, de acordo com a Resolução do COFEN nº 272/2002 e também se constitui de orientação da lei do exercício profissional (Lei 7.498 de 25 de julho de 1986).

Para Lewis (1970) o processo de enfermagem consta de três fases: levantamento, intervenção e avaliação, sendo que na primeira fase inclui-se o diagnóstico. Para a Associação das Enfermeiras Americanas, o processo de enfermagem constitui-se da coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, revisão da coleta de dados e revisão do plano.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!