CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Cloro (Cl-)

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 23 de março de 2012

Tamanho do texto: A A

A excreção urinária está aumentada nas situações de uso de diuréticos
A excreção urinária está aumentada nas situações de uso de diuréticos
O cloro é o ânion de maior concentração no meio extracelular e desempenha o principal papel na manutenção da neutralidade eletroquímica do líquido extracelular, incluindo o plasma. A maior parte do cloro ingerido é absorvida e o excesso é eliminado pelos rins. Existe uma discreta diminuição dos níveis séricos no período pós-prandial, por aumento da formação de ácido (HCl) pelas células parietais gástricas. Na maioria das vezes, sua concentração é afetada pelas mesmas condições que afetam a concentração do sódio.

O cloro sérico encontra-se aumentado na desidratação, nas perdas excessivas de bicarbonato por perdas gastrointestinais baixas, na acidose tubular renal, na insuficiência renal aguda, na alcalose respiratória, na excessiva reposição do íon por hidratação venosa ou alimentação parenteral, nas situações de hiperfunção adrenocortical, em alguns casos de hiperparatireoidismo primário e na intoxicação por salicilatos. O cloro sérico apresenta-se diminuído na super-hidratação, nas perdas excessivas de cloro por via gastrointestinal, na cetoacidose diabética, na acidose metabólica, nas nefropatias perdedoras de sódio, no desvio do meio extracelular para o intracelular, como o que ocorre na acidose respiratória compensada e na alcalose metabólica.

A hipocloremia é observada também na síndrome de Batten (defeito de reabsorção); na crise addisoniana e na secreção inapropriada do hormônio antidiurético (ADH). A determinação da concentração do cloro no suor é indicada na investigação da fibrose cística, onde se encontra aumentada. A excreção urinária está diminuída nas situações de grandes perdas gastrointestinais, diminuição do aporte de sal por dieta, período de retenção pré-menstrual, sudorese excessiva, hiperfunção adrenocortical, retenções hídricas, nos diferentes tipos de edema e no diabetes insipidus.

A excreção urinária está aumentada nas situações de uso de diuréticos, aumento do aporte de sal na dieta, diurese pós-menstrual, diurese maciça de qualquer etiologia, doença tubulointersticial, depleção de potássio e insuficiência adrenocortical.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.