artigo

sexta-feira, 23 de março de 2012 - 10:27

Tamanho do texto: A A

Cobranças de uso de equipamentos e monitorizações

por: Colunista Portal - Educação

Cobranças de uso de equipamentos e monitorizações
Cobranças de uso de equipamentos e monitorizações
A cobrança de equipamentos, assim como as demais taxas e valores são negociados conforme o arsenal do hospital. No artigo abaixo você verá quais os equipamentos e monitorizações que são usualmente utilizados para realizar as cobranças.

O primeiro item é o Monitor com Capnografia. O monitor é acoplado ao sistema de ventilação mecânica que registra constantemente o valor da concentração de CO2. O uso deste equipamento reduz o número necessário de gasometria arterial. Os acessórios inclusos são: Módulo ET – CO2, sensor capnostático, air way adulto, projetor de calor para cubeta, suporte para fixação, central, registrador de canais. A cobrança é feita por dia mediante prescrição médica, em unidades de terapia intensiva e por hora em centro cirúrgico.

Já a Monitorização da Temperatura é a verificação constante da temperatura do paciente através da leitura do monitor. Um cabo do monitor é ligado a um sensor de temperatura que terá contato com o paciente (via retal, axilar ou bocal) indicando no painel a temperatura do paciente de forma contínua. Indicação em grandes cirurgias, pediatria, neonatologia e pós-operatório. Acessórios inclusos: Módulo, central, registrador de canais. A cobrança é por dia em UTI, por hora em Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação.

Em casos de procedimentos com monitorização da Pressão Intracraniana, são ligados ao paciente através de punção do ventrículo cerebral. As pressões são evidenciadas através de um painel no monitor. Fornece a pressão sistólica e diastólica. É uma monitorização contínua realizada em pacientes portadores de hipertensão intracraniana, aneurisma, tumores, pós-operatórios (craniotomias) TCE (traumatismo Crânio encefálico). A cobrança é feita por dia e alguns materiais como o Kit monitorização devem ser cobrados a parte.

Já a Monitoração de Frequência Cardíaca consiste num monitor acoplado a um cabo que através de eletrodos transmite em imagens o traçado do ritmo cardíaco. Fornece constantemente o ritmo cardíaco do paciente. É um método não invasivo que funciona através de eletrodos fixados no tórax. A taxa de cobrança é por dia de uso, sob prescrição médica e indicação da enfermagem de início e término (momento que foi instalado e desligado).

Quando em Centro Cirúrgico e Centros de Recuperação Pós-operatórios, algumas negociações utilizam a cobrança por hora já que o paciente será monitorizado durante a cirurgia e no pós-operatório durante um período determinado. Os eletrodos podem ser negociados a parte.

Os procedimentos com Ventilação Mecânica consistem em equipamento com acessórios, circuito completo com traqueia e conectado ao tubo endotraqueal, extensão própria para oxigênio. Utilizado em pacientes com insuficiência respiratória aguda, fornecendo oxigênio adequado às necessidades gasométricas e os movimentos de inspiração e expiração involuntários do paciente.

Neste caso da Ventilação Mecânica algumas negociações incluem o tipo do Respirador, ou seja, com Blender, a volume, não invasiva (BIPAP/CPAP/EPAP) quando a tabela especificar cada um terá um valor diferente, dependendo do custo do equipamento para instituição. O oxigênio e ar comprimido, cobra-se a parte, assim como o filtro de bactérias também pode ser negociado separadamente. A ventilação Mecânica é paga por dia de utilização diante da prescrição médica e indicação da enfermagem de início e término da utilização.

O Berço Aquecido é em material acrílico com irradiação de calor de cima para baixo possuindo dispositivo para mudança de decúbito, utilizado para manter a temperatura do recém-nascido nas primeiras horas de vida.Esta negociação é feita na maioria das vezes por hora de utilização.Atentar para a taxa de Admissão de Rn que inclui 3 horas de BA quando cobrada esta taxa o Berço só poderá ser cobrado a partir da 4º h de vida do Rn.

A Bomba de Infusão consiste em um aparelho acoplado a um suporte de soro, que cronometra volume/hora dos líquidos administrados possui uma célula sensitiva adaptada ao cálice de soro ou dispositivos para seringas, é utilizado em pacientes que possuem um controle preciso de volume infundido. Pacientes com nutrição por via parenteral e/ou enteral, administração de medicamentos e hidratação.

Institui-se a taxa de cobrança por dia de utilização e por bomba instalada no paciente, mediante indicação terapêutica ou prescrição médica ou de enfermagem, todos os materiais e equipos devem ser cobrados a parte. Na negociação deixar claro até quantas bombas serão pagas pelas taxas, já que inúmeras vezes, temos pacientes com mais de uma bomba de infusão.

O colchão antidecúbito ou também conhecido como Colchão Piramidal é de material plástico resistente onde são colocados 300 litros de água morna, ou, colchão de espuma com uma das faces em forma de favos, piramidal. Promove uma ativação circulatória em uma área de contato com a pele reduzida.

É indicado em pacientes idosos, comatosos ou em hospitalização prolongada, também em pós-operatórios auxiliando na prevenção contra escaras de decúbito. Cobra-se uma taxa de utilização que pode ser diária mediante a prescrição médica ou de enfermagem no prontuário do paciente.

A Fototerapia é um equipamento com um teto na altura aproximada de 50 cm, formado por sete lâmpadas fluorescentes (luz fria), brancas. Utilizado principalmente no tratamento a icterícia neonatal, tendo sempre o cuidado de proteger os olhos do neonato. A cobrança negociada geralmente é por hora de utilização mediante prescrição médica.

Por último, e não menos importante existe o ato de cobrança e o pagamento do oxigênio. Eles devem ser realizados através da prescrição médica e anotação da equipe de enfermagem do horário de início e término da administração do oxigênio, comumente a quantidade de litros administrados não é considerada para cobrança e sim as horas de utilização.

O Oxigênio é pago também por minuto por alguns convênios e no bloco cirúrgico sua utilização é cobrada a primeira hora e as demais como meia hora subsequentes. Como é considerado um gás de custo elevado é muito controlado tanto pela operadora quanto pelo hospital.

Demais gases utilizados como: Ar comprimido, Óxido Nítrico, Protóxido de Azoto e Gás Carbônico são negociados em sua maioria por hora e alguns se utilizam de cálculos específicos para mensurar a real quantidade gasta.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem