artigo

terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - 10:35

Tamanho do texto: A A

Causas do Acidente Vascular Encefálico (AVE)

por: Colunista Portal - Educação

O AVE é produzido pela oclusão ou ruptura de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro
O AVE é produzido pela oclusão ou ruptura de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro
Você sabia que o acidente vascular encefálico (AVE) é uma condição frequente, que representa uma das causas mais comum de óbito? Apesar de alguns casos de sobrevivência de pacientes, existe grande possibilidades do mesmo ter sequelas, e por isso, compreender a doença pode ajudar no auxilio aos sobreviventes. E, é esse assunto que será discutido nos parágrafos a baixo.

O acidente vascular encefálico ocorre quando a circulação cerebral é interrompida por coágulos sanguíneos ou hemorragias, causando algum tempo a necrose da área do cérebro suprida pelos vasos obstruídos.

O acidente vascular encefálico é produzido pela oclusão ou ruptura de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro. Existem dois tipos básicos de acidente vascular encefálico. Um deles é o acidente vascular encefálico isquêmico: é o tipo mais comum, deriva da oclusão de um vaso sanguíneo por coágulo, que pode se originar do próprio vaso obstruído (trombo) ou do coração ou de outro vaso (êmbolo), condição essa menos comum que a primeira.

Já o acidente vascular encefálico hemorrágico é considerado secundário à ruptura de um vaso sanguíneo cerebral. O sangramento pode ocorrer em um vaso adjacente ao cérebro (hemorragia subaracnoide) ou dentro da substância cerebral (hemorragia intracerebral).

O melhor tratamento para acidente vascular encefálico é o preventivo; assim, as pessoas com fatores de riscos devem ser identificadas e educadas para reconhecer os sinais de AVE.

Esses pacientes devem ser acompanhados permanentemente por um médico. Os pacientes com doenças cardíacas, diabéticos e hipertensos têm maior chance de sofrer um acidente vascular encefálico.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem