CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Cuidados na Enfermagem na Prevenção de Úlcera por Pressão em UTI

Artigo por Bruno Gonçalves da Silva - domingo, 8 de janeiro de 2012

Tamanho do texto: A A

Prevenção de úlcera por pressão em pacientes internados em UTI
Prevenção de úlcera por pressão em pacientes internados em UTI
INTRODUÇÃO

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é um setor hospitalar, que necessita de assistência médica e de enfermagem por tempo integral, os equipamentos são específicos, e os recursos humanos qualificados .Os profissionais que trabalham neste setor, são possuidores de grande habilidade, conhecimento e destreza para a realização de procedimentos complexos (DUCCI, ZANEI, WHITAKER 2008).

A carga de trabalho destinada aos profissionais de enfermagem é reconhecidamente alta, devido a complexidade dos pacientes alocados no setor, que se encontram em constante alterações hemodinâmicas e com risco iminente de morte, o que exige atenção ininterruptas, cuidados complexos e decisões imediatas (DUCCI, ZANEI, WHITAKER 2008). A UTI é um setor de extrema complexidade, onde encontramos pacientes com diagnósticos médicos diferenciados, entretanto com algo em comum, todos necessitam de cuidados especiais. Neste setor a grande maioria dos pacientes estão acamados e possuem alguma dificuldade ou restrição para movimentar-se no leito.

Diante de todo esse impasse, o enfermeiro deve procurar voltar sua atenção para os pacientes que apresentem uma maior pré-disposição a ter esse tipo de complicação, sendo de responsabilidade de toda a equipe de enfermagem identificar e prevenir os fatores de risco para o aparecimento da ulcera por pressão (LOURO, FERREIRA, PÓVOA 2007).

A prevenção deve ser tratada como um problema de saúde que necessita do empenho e envolvimento de toda a equipe de enfermagem, pois são esses profissionais que prestam o cuidado direto ao paciente (MEDEIROS, LOPES, JORGE 2009).

OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral


Fornecer dados de forma cientifica de que, a prevenção de úlcera por pressão em pacientes internados em UTI, é a forma mais simples e econômica de tratamento.

2.2 Objetivos específicos

 Fornecer a equipe de enfermagem informações sobre prevenção de úlcera por pressão em pacientes internados em UTI.

 Identificar os riscos dos pacientes internados em UTIde desenvolver úlcera por pressão.

 Analisar os principais métodos de prevenção de úlcera por pressão que são aplicados em pacientes críticos.

JUSTIFICATIVA

O cuidado de enfermagem deve promover uma atenção ao enfermo capaz de oferecer inúmeros benefícios, principalmente a quem está com restrição de movimento e elevada dependência de cuidado devido ao estado de saúde que o impossibilita de executar suas funções normais naquele momento. Dessa forma o enfermeiro deve voltar sua atenção a esses pacientes que possuem uma pré-disposição a desenvolver úlcera por pressão. Por isso surge uma iniciativa expor a idéia de como prevenir o surgimento de úlcera por pressão e demonstrar ser um método mais fácil e que preocupa não só a equipe de saúde mas também órgãos governamentais.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Bruno Gonçalves da Silva

Enfermeiro pós Graduado em Terapia Intensiva Adulto, capacitado para inserção e manutenção de cateter de PICC, atuou em unidade de Pronto Atendimento e em transporte terrestre de pacientes críticos.