CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Cabeçalho personalizado do blog

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 25 de abril de 2013

Tamanho do texto: A A

Outros temas com o mesmo recurso de personalização
Outros temas com o mesmo recurso de personalização
Há Temas que permitem a utilização de uma imagem customizada no topo - chamado no Wordpress de header, ou cabeçalho.
Neste caso, também permite a alteração do esquema de cores com seis estilos pré-definidos para se escolher. Alguns trazem também opções de imagens pra selecionar ou apenas orientam as dimensões adequadas, que devem ser incondicionalmente respeitadas, para que se construa a própria imagem em um editor.

Com a imagem pronta, é preciso hospedá-la (pode ser em um servidor gratuito com o Photobucket.com ou uma galeria do Flickr) e indicar o link direto no local apropriado dentro do painel de gerenciamento do Wordpress.
Ao marcar a última opção se oculta o nome e descrição do Blog no cabeçalho, para que a sua localização fixa não interfira em uma imagem customizada.
Outros temas com o mesmo recurso de personalização também permitem esconder os elementos de texto, que de outra forma ficariam sobrepostos e redundantes com as informações que devem constar na imagem.

Widgets


Widgets são pequenos aplicativos complementares que podem ser adicionados na interface do Blog. Dependendo do Tema, é possível colocá-los também no rodapé. Na grande maioria, no entanto, o espaço destinado a eles são as barras laterais. Utilizar widgets fará uma diferença significativa para o aprimoramento da usabilidade do Blog.
Itens como a lista de categorias de posts, nuvem de tags, formulário de busca e atalho para assinar o conteúdo do Blog irão facilitar muito a vida do leitor. E incorporar elementos como o fluxo de mensagens no Twitter, galeria de imagens no Flickr e uma lista de links ajudam o blogueiro a integrar a sua presença online, gerar tráfego entre suas redes de contato e ampliar o seu grafo social.

O formulário de busca, nuvem de tags, e lista de categorias não necesitam de configuração. Basta ativá-los, escolher o título que será exibido sobre o widget e a sua localização na barra lateral do Blog.

Há dois widgets coringa: o de Texto e o de Imagem. O primeiro permite também a inserção de código HTML, o que o torna extremamente versátil pela possibilidade de adicionar qualquer elemento incorporado escrito nessa linguagem.
O segundo facilita a inserção de imagens pra quem não sabe escrever o código que as exibe. Preenchendo-se os campos do formulário ao lado com as informações sobre a imagem a ser exibida, o HTML é gerado pelo sistema.

Além do título do widget, que é dispensável, é preciso indicar o link direto para a imagem hospedada (Image URL), o texto alternativo e o título da imagem - o primeiro é uma questão de acessibilidade, exibido quando não é possivel visualizar a imagem, o outro é exibido quando se aponta o mouse para a imagem - que quase sempre são o mesmo, e o Caption, que é uma legenda exibida logo abaixo na imagem.
Depois pode-se determinar o alinhamento à esquerda, centro ou direita, especificar dimesões e atribuir um link de destino, tornando a imagem clicável.

Flickr e Twitter são serviços bem populares e agregam conteúdo ao Blog, por isso costumam figurar na barra lateral. Em suas páginas oficiais, cada um deles disponibiliza códigos para incorporação.
Entretanto, o Wordpress.com disponibiliza em seu próprio painel de gerenciamento widgets similares com a configuração facilitada. Para o Twitter, basta preencher seu nome de usuário e selecionar o número de tuítes a ser exibidos. Para o Flickr, deve-se inserir o endereço do feed da galeria e indicar o nímero de fotos. Simples.


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.